Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 21° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,813 Euro agora: R$ 6,053
Lamounier Gomes


Investir na bolsa de valores não é tão difícil igual você pensa.



 

 

Para começar esse tema, é fundamental lembrar da importância de identificar o seu perfil de investidor, no caso da bolsa de valores é um mercado voltado para investidores arrojados e moderados, que entendem o risco da operação. Por ser um investimento de risco, estar em constante estudo de mercado é sempre necessário, pois é preciso lidar com as oscilações e volatilidade dos ativos negociados.       

Vou listar aqui os caminhos práticos para começar a operar na bolsa:

1. Escolher uma corretora de confiança, preencher o formulário de abertura de conta.

2. Conta aberta, é preciso fazer uma TED de mesma titularidade para sua conta na corretora.

3. Assim que o dinheiro estiver disponível na conta da corretora você consegue começar a negociar na bolsa através de um programa de computador chamado HOME BROKER.

No Brasil a bolsa de valores se chama B3 (Antigamente era chamada de BMF BOVESPA) e funciona como um grande espaço de negociação para empresas de capital aberto, tudo eletronicamente, além de ações, os investidores conseguem investir em fundos imobiliários, opções e commodities.          

O investimento mais famoso da bolsa é a AÇÃO e vou dar mais detalhes sobre esse ativo. Para uma empresa ser negociada em bolsa de valores é necessário ela ser, uma empresa S/A de capital aberto, com essas características a empresa consegue colocar suas ações disponíveis para ser comprada e vendida pelo mercado. Então ao comprar uma ação de determinada empresa, você se torna sócio desta empresa, pois uma ação é uma fração do capital social.

Além do preço de mercado da AÇÂO existe outros fatores que é importante entender, normalmente elas são negociadas em lotes que equivale a 100 ações. Para dar oportunidade a pequenos investidores existe também o sistema fracionado que permite compra unitária de ações. Vale lembrar da Taxa de Corretagem e seu valor varia de acordo com cada corretora e é sempre cobrada por cada ordem de compra e ordem de venda. Uma taxa mensal de custodia ´cobrada para que a B3 faça a guarda das ações. Outros custos e impostos podem ocorrer como por exemplo o ISS e o IR.

Para finalizarmos, todo ambiente da bolsa de valor é extremamente fiscalizado e regulado pelo sistema financeiro nacional através da CVM e pelo próprio sistema de segurança da bolsa, todas essas regras existem para garantir que não ocorra erros e nem fraudes no mercado da B3 principalmente para proteger os pequenos investidores.

Agradeço mais uma vez você que chegou até o fim desse texto, por aqui dei um ponta pé inicial no tema, por isso friso sobre a importância de se aprofundar nos estudos de bolsa de valores e como operar no mercado de ações. Caso você tenha alguma dúvida sobre o tema pode me enviar um e-mail ou pelo WhatsApp que vai ser um prazer conversar com você.                                                        

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Lamounier Gomes, no dia 08/10/2020

Lamounier Coelho Pereira Gomes


Empreendedor e contador

Contato:

(31) 98836-0000

[email protected]



Comente esta Coluna