Para começar esse assunto você é necessário entender alguns detalhes e vou tentar passar um pouco do meu conhecimento para você sobre esse assunto, aqui vamos exclusivamente falar sobre os INVESTIMENTOS FINANCEIROS. Que nada mais é que, colocar o seu dinheiro para trabalhar para você. Atenção, não existe uma formula mágica para que isso aconteça, para você conseguir ter uma boa rentabilidade através do tempo é necessário entender um pouco sobre o mercado financeiro e descobrir qual tipo de investimento se encaixa em seu perfil.
As pessoas ainda acreditam que só é possível investir quem tem muito dinheiro, hoje o mercado financeiro traz a possibilidade para qualquer um começar a investir com uma pequena quantidade de dinheiro, então não tem desculpa para você começar a fazer sua reserva. Vou listar 3 itens importantes que não podem passar despercebido:
1. Ganhar muito dinheiro exige tempo, isso não acontece da noite para o dia, ter uma estratégia bem definida de médio a longo prazo é essencial.
2. Ter o habito de investir periodicamente, o ideal seria todos os meses, mesmo que seja em pequenas quantidades.
3. Buscar uma instituição de confiança, pode ser um banco ou uma corretora e conhecer os produtos que eles têm disponíveis.
Na grande maioria dos investimentos financeiros, você está emprestando seu dinheiro para o banco ou para outras instituições financeiras, em troca recebe o dinheiro que “emprestou” com os juros que rendeu no período.
Basicamente existem duas grandes modalidades de investimentos:
1. RENDA FIXA:
O investidor tem condições de prever a rentabilidade do investimento antes mesmo de fechar negócio. A renda fixa pode ser dividida em dois tipos:
No caso da renda fixa ela ainda pode contar com a proteção do fundo garantidor de credito o FGC. Exemplos de Investimentos de RENDA FIXA: Tesouro Direto; Poupança; CDB; LCI; LCA e outros.
2. RENDA VARIAVEL:
Essa modalidade, como o próprio nome já indica, a rentabilidade é VARIAVEL através do tempo em que o dinheiro está aplicado. Simplesmente a rentabilidade varia o tempo todo, o que significa riscos maiores de ganhos e perdas. A renda variável não conta com proteção do FGC e o ativo mais conhecido dessa modalidade é a famosa BOLSA DE VALORES. Exemplos de Investimentos em RENDA VARIAVEL: Ações; Commodities; Moedas Estrangeiras e outros.
BONUS:
Para quem chegou até aqui com a leitura vou deixar um bônus e vou falar um pouco sobre uma modalidade que são os FUNDOS DE INVESTIMENTOS: Um fundo é uma carteira de ativos financeiros gerenciados por administradores e gestores profissionais e disponibilizados para o mercado através de cotas. Para um entendimento mais rápido, quando se está investindo em um fundo, você está terceirizando a gestão e a administração da sua grana.
Quais tipos de fundos de investimentos existentes:
Não aprofundei em todas as regras e detalhes dos investimentos, mas mesmo assim você consegue de forma simples compreender um pouco mais do universo financeiro.
Agradeço imensamente a sua atenção e espero que você tenha gostado do nossoassunto.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Lamounier Gomes, no dia 04/09/2020