Um assunto muito comentado no momento é a redução da SELIC, que chegou ao menor nível de todos os tempos, a marca de 2% ao ano. Isso afeta diretamente orendimento da nossa brasileiríssima poupança. Ela muitas vezes acaba sendo o primeiro contato que muitas pessoas têm com o mercado financeiro. Por ser uma aplicação de renda fixa bem simplificada, ela é muito acessível as pessoas, então é provável que você possua também uma poupança. Para entender um pouco mais, vamos falar sobre algumas regras (“segredos”) da poupança, eliminando as dúvidas na hora de avaliar o desempenho dos seus rendimentos.
Para facilitar o entendimento criei uma lista com seis regrinhas da poupança:
1. Em qualquer banco a poupança tem o mesmo rendimento.
2. A poupança tem isenção de taxas e outros custos.
3. Não existe cobrança de impostos.
4. O rendimento é isento de imposto de renda.
5. Para quem declara o Imposto de Renda tem de informar como bem o saldo da poupança a partir de R$140,00.
6. Pode ocorrer resgates a qualquer momento que na prática é chamada de liquidez diária.
Daqui vamos falar sobre a garantia, a poupança conta com a proteção do FGC – Fundo Garantidor de Créditos que é mantido pelas instituições financeiras, isso assegura um saldo de até R$250.000,00 por CPF e por Instituição Financeira.
Um detalhe que a poupança possui é seu papel social, pois cerca de 65% de todos os recursos captados pela caderneta de poupança são destinados para o mercado imobiliário, ou seja, o dinheiro guardado por você na poupança é usado por bancos para conceder financiamentos imobiliários.
Vamos entender como funciona o rendimento da poupança, pois existe uma regra para se calcular e está ligada a SELIC (aquela taxa de 2% ao ano que foi citado bem no começo do texto). No século 19 quando foi criada possuía um rendimento de 6% ao ano, por isso ainda existe o mito que a poupança rende 0,5% ao mês, mais a variação da Taxa Referencial (TR).
Desde de 2012 os Rendimentos da poupança funcionam basicamente assim:
1. – Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da TR.
2. – Se a Selic estiver igual a ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será equivalente a 70% da Selic mais a variação da TR.
Desta forma a poupança remunera atualmente a opção de cálculo número 2 ao investidor. Outro detalhe da poupança é a famosa data de “Aniversário” que funciona basicamente da seguinte forma, se o investidor fizer um deposito dia 10 em algum mês só recebe a remuneração dos juros no mesmo dia 10 do mês subsequente. Se ocorrer um resgate do dinheiro no dia 9, perde o retorno do período.
Espero que eu consiga levar até você essa informação importante em relação a POUPANÇA, que você possa entender um pouco como funciona basicamente esse modelo de investimento, e avaliar se você está satisfeito com a evolução do seu patrimônio, muito obrigado para você que chegou até aqui.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Lamounier Gomes, no dia 14/08/2020