Rede de Ódio
Quer saber como funciona o “Gabinete do Ódio” do Governo Federal? Quer entender como ele opera? Como funciona seu mecanismo de distribuição de fake news? Quer conhecer as consequências políticas que ele é capaz de gerar e até onde pode chegar? Então assista ao filme “Rede de Ódio”, do diretor polonês Jan Komasa, que está disponível na Netflix.
Boa nova
A notícia boa da semana é que Lafaiete andou para a frente no novo Minas Consciente, do governo estadual. Desde o dia 8 de agosto, a cidade vem tentando se enquadrar aos poucos ao “novo normal”com a abertura de bares, restaurantes, auto-escolas, lojas de presentes e outros estabelecimentos. É o pontapé esperado pelo comércio da cidade, que estava há 134 dias estagnado.
Todo cuidado
É preciso, contudo, manter o distanciamento social e os cuidados com os protocolos sanitários, para que não haja regressão nos próximos dias. Essa conquista foi possível em razão dos baixos números de ocupação nos leitos clínicos e UTIs das cidades que compõem a região, da qual Lafaiete é polo, e que inclui, entre outros municípios, Congonhas e Ouro Branco.
BR-040
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmou, nesta semana, que a nova licitação para a exploração de pedágio na BR-40 vai acontecer em 2021, quando os dois lotes da rodovia – Brasília/BH e BH/Rio de Janeiro serão leiloados, pondo fim à gestão do Consórcio Invepar/Via 040. A boa notícia é que, ao contrário do que aconteceu na primeira licitação, as obras vão começar, desta vez, pelo trecho mais perigoso da estrada, que vai de Belo Horizonte a Lafaiete. A informação é da Sorear, que também luta há anos por melhorias na temível, mortal e perigosa estrada.
Fato
Por diversas vezes, a coluna cantou a pedra da situação crítica do transporte coletivo em Lafaiete. A paralisação de quarta-feira, dia 29 de julho, foi apenas um alerta do que está por vir. Infelizmente, a situação da Viação Presidente, que já era terrível antes da pandemia, tornou-se insustentável agora. Ou seja, a empresa não consegue se autossustentar com o que é arrecadado em CL e, portanto, seu colapso é uma questão de tempo.
Plano B
Mais do que nunca, as autoridades precisam pensar numa saída que não prejudique a população e que restabeleça, em curto prazo, a capacidade de prestar serviço da Viação Presidente ou de outra empresa que assumir o lugar dela.
Tarifa a R$4,00
Já se sabe, porém, que qualquer empresa que aceitar vir para Lafaiete, com suas ladeiras íngremes, e bairros longínquos, vai pedir uma tarifa de no mínimo R$4,00 para atender nosso município.
Denuncie
A prefeitura de Lafaiete possui um órgão, a Ouvidoria Municipal, que também é responsável por registrar e providenciar fiscalização onde houver aglomerações e pessoas indiferentes ao distanciamento social. Para denunciar, é preciso ligar para (31)3769-2585 no horário comercial. Em caso de festas, aglomerações diversas e ambientes que estejam desrespeitando a quarentena, a pessoa deve ligar e passar o endereço. O anonimato será mantido e respeitado.
Números
Até a quinta-feira, dia 6 de agosto, o Brasil contabilizava 97.418 mortes, 2.862.761 casos confirmados da doença, dos quais 2.020.637 pacientes estão curados.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Frei Tibúrcio, no dia 14/08/2020
-