Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 21° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,813 Euro agora: R$ 6,053
Frei Tibúrcio


FREI TIBÚRCIO 1534



Onda Branca
Lafaiete, Ouro Branco e agora também Congonhas, que fazem parte da microrregião de nossa cidade, ficarão mais uma semana na onda Branca, onde, além dos serviços essenciais, lojas de artigos esportivos, restaurantes com delivery, entre outros podem funcionar.

Perigo
O perigo, segundo informações levadas ao genuflexório desta coluna, é a regressão para a onda Verde, onde só serviços essenciais podem abrir. Esse abre e fecha do comércio, que irrita os empresários, depende exclusivamente do aumento do distanciamento social, já que os leitos de UTIs e clínicos encontram-se com baixa ocupação.

Barra
Apesar da fiscalização intensa, das reportagens nos meios de comunicação e da orientação das pessoas conscientes, o povo continua ignorando a quarentena e a obrigação do uso de máscaras para evitar o contágio. Com isso, aumentam os números de casos, de doentes e, principalmente, traz de volta o temor da regressão do comércio, já combalido por causa do abre e fecha rotineiro de lojas.

Oremos
Em relação às igrejas e templos evangélicos, a prefeitura de Lafaiete liberou com restrições a realização de missas e cultos, pois tem a prerrogativa de autorizar, limitar ou fechar esses locais, já que eles ficaram de fora do Minas Consciente. Bastou apenas um decreto municipal do prefeito Mário Marcus (DEM) para a decisão ser tomada, o que foi feito na quinta-feira, dia 9. As igrejas católicas, no entanto, decidiram que vão continuar fechadas até que a Arquidiocese de Mariana dê sinal verde para a abertura.

Pé na estrada
O prefeito Mário Furacão Marcus tem gastado sola de sapato nas inúmeras visitas às obras feitas por toda a cidade. Segundo consta, o alcaide tem tomado o cuidado de fiscalizar pessoalmente a aplicação dos recursos e a condução dos trabalhos por parte das empreiteiras contratadas.

Denuncie
A prefeitura de Lafaiete possui um órgão, a Ouvidoria Municipal, que também é responsável por registrar e providenciar fiscalização onde houver aglomerações e pessoas indiferentes ao distanciamento social. Para denunciar, é preciso ligar para (31)3769-2585 no horário comercial. Em caso de festas, aglomerações diversas e ambientes que estejam desrespeitando a quarentena, a pessoa deve ligar e passar o endereço. O anonimato será mantido e respeitado.

Números
Até a quinta-feira, dia 16 de julho, o Brasil contabilizava 75.697 mortes, 1.978.236 casos confirmados da doença, dos quais 1.366.236 pacientes estão curados.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Frei Tibúrcio, no dia 29/07/2020

Frei Tibúrcio


-



Comente esta Coluna