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Educação


Crianças que recebem carinho



Certamente você conhece crianças bem cuidadas, que recebem carinho dos adultos. Pode observar que elas aprendem rápido, são seguras e criativas. O cuidado é a chave do sucesso. A atenção e o amor às crianças e adolescentes são algumas das atitudes essenciais para a criatividade. Infelizmente, muitos cuidadores são ignorantes nesse sentido. Subestimam a capacidade dos pequenos e dos jovens e os tratam como se não tivessem sentimentos. Isso mata sua vontade na aprendizagem, tornando-se inseguros e dependentes.

Vamos pensar sobre como as condições para uma aprendizagem criativa são construídas. Quem sabe possamos ajudar alguns a tornar os dias mais alegres e divertidos, interativos e interessantes para todos. É claro que isso vai requerer algumas atitudes concretas de amor. 

Nos ambientes onde as crianças e os adolescentes recebem atenção, elogios e incentivos, a aprendizagem criativa aparece, pois há grande relação entre amor e criatividade. Como entender isso? As crianças e os adolescentes possuem uma motivação natural para investigar sobre o que não sabem. As atitudes de amor atuam como grande incentivo para eles. Quando percebem que estão sendo respeitados em suas engenhocas e ideias, aguçam sua curiosidade e persistem na busca de respostas para suas indagações. Quanto mais isso ocorre, mais sua criatividade aumenta. Daí, começa a ocorrer uma aprendizagem criativa.

Eles aprendem a abrir a fechadura de uma porta, imitando os adultos, mas muitos querem ir além: querem desmontar a fechadura para o mecanismo de funcionamento dela. Há aqueles que configuram facilmente um celular e há outros tantos que querem desmontar a máquina para aprender sobre os microchips e a lógica da inteligência artificial. Há, ainda, os que percebem, com criatividade, que é possível fazer algumas associações adaptativas entre dois mecanismos e construir um terceiro, com outra função, ainda que de forma elementar. Há outros que são habilidosos para contar casos e piadas. E o que isso tem a ver com o amor?

Nenhum de nós resiste a um bom incentivo. Nossa motivação cresce de forma indefinida quando somos incentivados a persistir em testes e tentativas. E isso precisa ser feito de formas bem concretas: elogios, comentários positivos ou restritivos e sugestões. A atitude de atenção e de valorização das pequenas conquistas deles tem um efeito imensurável na autoestima e no desenvolvimento da aprendizagem criativa.

Já li em mais de um lugar que o sucesso de bilheteria dos filmes de Steven Spielberg se deveu muito à atenção e ao amor de sua mãe que respeitou e valorizou os ímpetos de criatividade dele em filmagens amadoras. Em um determinado momento, ele cismou de moer cerejas no liquidificador e derramar o suco no armário da cozinha, para simular sangue em cenas de uma película que estava a produzir.

Quantas mães estariam dispostas a colaborar com uma criatividade parecida com essa?  Creio mesmo que várias delas espancariam seus filhos, se eles ousassem sujar sua cozinha, sua sala, sua área com inventos e desmontes criativos. E serão essas mesmas mães que dirão às suas colegas que não entendem por quais razões seu filho está crescendo sem iniciativa e sem sucesso na vida. Precisaria explicar?

José Antônio dos Santos

Mestre pela UFSJ

Contato: [email protected]



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Escrito por Educação, no dia 13/11/2015




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