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Aloisio Ramalho


Dicas de como vender pelo WhatsApp



As empresas estão a cada dia buscando novas alternativas para vender pelo WhatsApp. Afinal, quem não quer estar presente em um aplicativo que tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo? Veja como aumentar as vendas por meio dessa plataforma!

O WhatsApp é uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente. O envio de mensagens rápidas e os recursos multimídias permite que você crie uma relação mais próxima com a sua audiência. No entanto, grande parte dos empreendedores ainda não conseguem usar essa ferramenta no mundo dos negócios.

A mistura entre conta pessoal e profissional é uma das principais dificuldades para criar uma rotina de atendimento e entender as necessidades do público. Por isso, é fundamental conhecer os melhores segredos para encantar os clientes neste aplicativo. E é sobre esse assunto que separamos diversas dicas.

Acompanhe e aprenda como vender pelo WhatsApp!

1. Use o WhatsApp Business

O primeiro passo é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas. O aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas.

Foi-se o tempo em que o marketing era baseado no “achismo”. Agora, trabalhar com dados é fundamental em qualquer canal de comunicação. Os números facilitam a tomada de decisões em sua empresa, além de identificar quais foram as estratégias que deram certo no WhatsApp Business.

Para se ter uma ideia, o aplicativo fornece informações importantes como: quantidade de mensagem que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário. Além disso, o aplicativo permite que você envie mensagens automáticas e organize os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente. Por meio de etiquetas é possível criar grupos nomeados de “novo cliente”, “novo pedido”, “pago” entre outros.


2. Aposte na função catálogo

Desde o ano de 2018 o WhatsApp já estudava disponibilizar uma função catálogo dentro das contas do WhatsApp Business. Já no segundo semestre de 2019, a função foi liberada para usuários brasileiros com a promessa de aumentar as vendas.

A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, não deixe de fazer o upload de seus produtos ali. Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.

É importante ressaltar que essa ferramenta dá mais flexibilidade a pequenos empreendedores, que não têm site próprio. Se esse é seu caso, abuse da ferramenta!

 

3. Dedique tempo para o atendimento

Um dos maiores erros das empresas que investem no WhatsApp é não dar uma atenção integral para a ferramenta. Algumas organizações divulgam o contato, mas não deixam um colaborador exclusivamente para esse tipo de atendimento. Um cliente que envia uma mensagem para uma empresa quer uma resposta rápida. Caso contrário, comprará com a concorrência. Portanto, treine uma pessoa do seu time para que ela aprenda como lidar com o público na Internet.

 

4. Seja objetivo

O consumidor gosta de mensagens rápidas e objetivas. Se for mandar áudio, vá direto ao ponto. Evite mandar conteúdos com mais de um minuto. Caso contrário, o cliente não terá paciência de ouvi-lo. Durante situações mais complicadas, ligue para o cliente e responda o seu questionamento, uma vez que a mensagem pode trazer várias interpretações.

 

5. Escute o cliente

O bom e velho feedback é fundamental para o seu negócio. Faça uma lista de transmissão com todos aqueles consumidores que efetuaram uma compra nos últimos doze meses. Pergunte como foi a experiência, quais foram os pontos negativos e positivos do negócio, como foi o pós-vendas, entre outros questionamentos. Em um primeiro momento, você pode se assustar com as opiniões, mas use cada informação para aperfeiçoar o seu negócio ou para manter aquilo que está trazendo bons resultados desde o início.

 

Então é isso pessoal! Forte abraço e até a próxima!



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Escrito por Aloisio Ramalho, no dia 30/03/2020

Aloísio J M Ramalho


Consultor Empresarial

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