Você certamente já ouviu a frase ‘enquanto uns choram outros vendem lenços’, mas a pergunta que fica é se refletiu profundamente a respeito do que ela significa, isto é, do quanto é essencial saber como reconhecer oportunidades mesmo em meio a cenários conturbados. Nem sempre, na verdade quase nunca, teremos um ambiente 100% propício para desenvolver nossos projetos.
Enquanto Uns Choram Outros Vendem Lenços – Uma Filosofia de Vida
Essa frase pode ser adotada como filosofia de vida de quem tem o desejo de se tornar empreendedor, pois reflete o comportamento ideal a se ter perante os desafios que são impostos todos os dias. Todo mundo é impactado pelas crises financeiras, pelas barreiras de entrada de mercado, pela concorrência enfim por um amplo leque de dificuldades, o que muda é a maneira de reagir e construir situações mais positivas.
Os problemas sempre existirão, a questão-chave é de que maneira encará-los e lidar com eles. Quem passa a maior parte do tempo reclamando e terceirizando a culpa perde a chance de identificar potenciais oportunidades de crescer e inovar. Se pararmos para pensar em grandes negócios da atualidade nos daremos conta de que os empresários por trás dessas ideias precisaram vencer diversas incertezas até alcançar o patamar em que se encontram atualmente.
Tenha em mente que o tempo que se perde lamentando é o tempo em que se poderia estar fazendo o necessário para crescer e ganhar destaque. Ao invés de reclamar é mais válido focar na solução, isto é, pensar de que maneira resolver ou iniciar uma nova situação que seja mais interessante para a sua companhia.
Inteligência emocional
Adotar a postura de vender lenços ao invés de chorar é uma forma de desenvolver a sua inteligência emocional, pensar de maneira equilibrada a respeito dos problemas buscando soluções e não se concentrar em sentir pena de si mesmo. Para que fique mais claro como essa lógica funciona vou usar um exemplo, quando temos uma lista grande de tarefas para cumprir num espaço curto de tempo não adianta ficar lamentando, a atitude mais inteligente a tomar é se planejar de maneira que seja possível realizar tudo ou o máximo que for possível.
A diferença crucial entre os realizadores e os não-realizadores que ficam no caminho é a decisão de se esforçar para resolver a questão ao invés de passar longas horas se desculpando. Quem opta por vender lenços deve ter em mente que será complicado em várias ocasiões, esse é o caminho mais difícil, porém, é também o que oferece melhores resultados.
Fale com você mesmo
Em teoria parece extremamente simples ser o vendedor de lenços, mas digo, sinceramente, que não é tão fácil abdicar do demônio interno da negação e da complicação extrema. Nesses momentos o melhor é desenvolver a técnica da comunicação intrapessoal, o bom e velho conversar consigo mesmo. Em cada momento que achar difícil resolver um problema ou que não conseguirá vencer um desafio vale a pena parar e dizer a si mesmo que essa não é a melhor maneira de reagir.
Reverta os pensamentos negativos que estão entranhados dentro de si e passe a trabalhar com uma série de oportunidades. A pessoa que disse que cada problema é na verdade uma oportunidade de realizar algo incrível camuflada tinha toda razão. A grande questão do universo corporativo está no fato de que são poucas as pessoas que têm essa linha de pensamento. E essa conclusão é um exemplo do que estou dizendo, pois num cenário em que poucos têm a percepção vencedora ser o indivíduo esclarecido vale ouro.
Você pode deixar de chorar e se tornar o vendedor de lenços
Para quem chegou até aqui refletindo como tem sido o indivíduo que chora diante dos problemas, mas querendo ser o vendedor de lenços que produz suas próprias oportunidades tenho que dizer que é possível reprogramar os seus fatores cognitivos e suas atitudes. Os pensamentos positivos guiam as nossas atitudes até alcançarmos os resultados de que necessitamos.
Todo dia ao nos levantarmos da cama estamos nos predispondo a se deparar com pedras no caminho, passar a recolher essas pedras para construir uma estrada é a melhor maneira de sair do lugar em que se está não ficando estagnado. Somente ao pensar dessa forma você já está se diferenciando dos seus concorrentes e está pronto para se consolidar num lugar próprio no mercado. Nossos pensamentos têm grande poder sobre os nossos sucessos ou fracassos, se nos focamos nas dificuldades invariavelmente teremos grandes questões para resolver, diferentemente de se nos focarmos nas possibilidades de criar algo inovador.
Uma dica que deixo é a de prestar atenção às coisas que você diz em seu dia a dia, ao perceber que está de alguma forma transferindo a culpa que de alguma maneira pertence a você para outra pessoa pare e mude seu discurso. Assuma suas responsabilidades lembrando que enquanto uns choram outros vendem lenços e criam oportunidades sem igual para suas vidas.
Então é isso pessoal! Forte abraço e até a próxima!
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Escrito por Aloisio Ramalho, no dia 27/03/2020