Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 23° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,479
Política


Giuseppe Laporte ressalta a inclusão no Dia Mundial da Conscientização do Autismo



Divulgação

 

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no 2 de abril, a sociedade volta sua atenção para a importância de promover a inclusão e o entendimento das pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA). Entre os defensores dessa causa, está o vereador Giuseppe Laporte: “Pre­cisamos promover a conscientização e a compreensão sobre o autismo, para construirmos juntos uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos os seus membros. A diversidade é uma riqueza a ser celebrada e que todos têm o direito de viver em um ambiente que respeite suas diferenças e promova sua plena participação na sociedade”, argumenta. 

Saiba mais: segundo o Ministério da Saúde, os transtornos do espectro autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas com TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, indo da deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas. 

Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEAs e seus cuidadores. No entanto, devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 11/04/2024 - 16:00


Comente esta Notícia