Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 21° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Cultura


Semana Santa em Minas Gerais: roteiro para vivenciar tradição e fé



Foto: Ane Souza - Ouro Preto

A Semana Santa em Minas Gerais há décadas se destaca como um dos principais destinos de turismo religioso do Brasil. Com suas cidades coloniais repletas de tradição e fervor religioso, atrai fiéis e turistas de todas as partes do país. Além das cerimônias religiosas, a região oferece uma variedade de opções que vão desde gastronomia até paisagens deslumbrantes.

1. Ouro Preto: A cidade histórica é um dos pontos altos dessa época do ano. A Procissão do Fogaréu, os tapetes que adornam a procissão devocional e os concertos musicais ao ar livre são apenas algumas das atrações que encantam os visitantes.

2. Mariana: A apenas 15km de Ouro Preto, Mariana não fica atrás na celebração da Semana Santa. Destaque para a Procissão das Almas e a tradição da malhação de Judas, além das decorações que embelezam as janelas da cidade.

3. Congonhas: Conhecida pelo maior acervo das obras de Aleijadinho, Congonhas se transforma durante a Semana Santa. Procissões, encenações da paixão e morte de Cristo, além de orações de terços, fazem parte do calendário religioso da cidade.

4. Diamantina: Com suas belas paisagens e celebrações solenes, Diamantina é outro destino imperdível. As procissões com a presença da guarda romana e as vesperatas dedicadas a um repertório religioso são momentos marcantes.

5.Tiradentes: A cidade recebe uma grande quantidade de fiéis para acompanhar suas celebrações tradicionais, missas solenes e a Via Sacra pelas ruas. Destaque também para a tradição dos tapetes devocionais, confeccionados com serragem.

Para quem pretende vivenciar essa experiência, é importante se preparar com antecedência, especialmente em relação à hospedagem, já que a demanda durante a Semana Santa costuma ser alta. 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 24/03/2024 - 12:20


Comente esta Notícia