Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 20° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Cultura


Semana Santa: tradição, fé e cultura se unem em celebrações emocionantes



Fotos: Paróquia Nossa Senhora da Conceição/Paróquia São Sebastião/ José Geraldo

Encenção na sexta-feira da Paixão na Paróquia de São Sebastião

Quando Jesus entra na cidade sagrada de Jerulasém, aclamado por seus seguidores, ele vai celebrar a páscoa judaica. Esta lembra os 40 anos de peregrinação do povo judeu em fuga do Egito. O cristianismo vai referenciar a páscoa como a passagem da morte para a vida eterna, na nova aliança que se firma entre Deus e a humanidade pelo sacrifício de Cristo. Em nossa páscoa que tem antecedência de 40 dias, (os dias de penitência e resignação de Jesus pelo deserto), a tradição do católico envolve então a renúncia a prazeres da carne, em respeito e fé, tradição e costume de seu povo. Estamos na  quaresma.

Semana Santa em Santana dos Montes

A cor roxa da paixão vai estampar os contritos devotos que acompanhados de coral, banda de música e orquestras vão, em São João del Rey, às sextas feiras quaresmeiras, fazer a função da encomendação das almas, do “rito da  paixão e morte” pelas “Capelinhas dos Passos” no centro histórico daquela cidade colonial. Já no pequeno arraial de Joselândia, (distrito de Santana dos Montes), inventário do seu Patrimônio Cultural em 2003, a encomendação das almas se constitui de uma procissão de homens encapuzados (na tradição centenária, mulher não pode participar e se alguém abrir a janela por curiosidade terá 7 anos de azar). Na noite imemorial de nossa cultura saem sob iluminação de tochas, a rezar nas casas pelas almas durante as sextas da quaresma, findando o ritual no portão do cemitério local. Tradições esquecidas no tempo, apagadas de nossa memória.

 

No maior evento católico (que remonta ao século IV) em nossas antigas vilas, a Semana Santa provoca mudanças físicas temporárias da fazenda para a “casa da rua”, para onde irão “arranchar” as famílias com seus escravos para o ofício religioso. Em Santana dos Montes, no Núcleo Urbano Histórico tombado agora pelo (IEPHA-MG) casarões centenários preservam senzalas em suas dependências. O solene evento da Semana Santa tem inicio no domingo dos ramos a serem benzidos.

Na segunda santa lembra-se o dia seguinte em que Maria ungiu Jesus. Na terça, a tradição coloca nas ruas a procissão do encontro: a banda de música se divide para o cortejo das mulheres com Senhora das Dores e para com a dos homens e Jesus com sua cruz. No sermão do encontro, fieis choram copiosamente; na quarta as trevas se abatem sobre a terra...; na quinta, a última refeição de Cristo com seus apóstolos, o lava-pés solene da tradição. Na sexta, personagens bíblicos vão percorrer a praça na via-sacra onde paramentados vão viver a dores e o martírio de Jesus com a cruxificação. O Sermão das 7 Palavras, com a retirada do Cristo da cruz comove pela eloquência do celebrante. Uma triste e solene Procissão do Enterro vai percorrer a cidade... Memórias, hoje correndo o risco de se extinguirem da cultura de nosso povo.

Encenação na Paróquia de São Sebastião

Mas, grata surpresa, em Conselheiro Lafaiete, na centenária Paróquia de São Sebastião a ritualistica de celebrações da Semana Santa reveste-se de brilho e grandezas próprias. Na 2ª mais antiga paróquia da antiga Queluz, população e religiosos se esmeram na organização dos eventos santos que culminam com grande produção teatral de encenação da via sacra no adro da igreja. A grande praça tem espaço para receber um público numeroso. Grande também é a equipe comandada pelo produtor, senhor Arilson Pinheiro: 70 pessoas entre atores, figurantes e produção estão engajadas atualmente nos ensaios que acontecem as 20:30 no adro, domingo. Ainda há vagas e os interessados em atuar serão bem vindos nessa versão 2024 que reserva surpresas para o publico na sua já tradicional (e rica) cenografia. As celebrações estão sob os cuidados do pároco Daniel Lima. Este nos informa que os recursos para a produção são de doações de paroquianos e fundos da paróquia.

 Já a Matriz de Nossa Senhora da Conceição se prepara também intensamente para as celebrações da Semana Santa. O grupo de Teatro Imaculada Conceição, sob a direção de José Carlos Vieira, está recrutando atores e figurantes para a encenação do dia 29 de março. Os ensaios estão acontecendo oas sábados ás 18h no entorno da matriz onde podem também serem feitas inscrições para participação da dramatização.

Sermão do descendimento da cruz  na  Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Cenário da Paixão no adro da Igreja de São Sebastião

Por José Geraldo

Agente cultural em Santana dos Montes




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 17/03/2024 - 15:00


Comente esta Notícia