Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 17° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,479
Política


Eleições 2024: Renato Percentual surge como nova opção para a prefeitura de Lafaiete

Empresário quer aposentar as velhas práticas e apostar em uma gestão mais inovadora para trazer desenvolvimento econômico e social para a cidade



Foto: divulgação

Faltando menos de 8 meses para a eleição, um novo nome desponta nas rodas de conversa e promete entrar na briga pela cadeira de prefeito de Lafaiete. Morador do Paulo VI (zona sul) e pai de dois filhos, o empresário Renato Mesquita Silva, 43, declara um interesse altruísta pelas coisas alheias e coletivas. “Desde muito cedo, descobri que o único caminho para fazer a diferença e transformação na vida das pessoas passa pelos cargos públicos - e eu quero fazer essa diferença. Sempre digo que 'Lafaiete tem problemas de cidade grande com arrecadação de cidade pequena' e penso que é essa a realidade que temos que encarar, mas sempre ouvindo a população. Sou fundador e coordenador do projeto Câmara Itinerante e percebi que nem tudo que é prioridade para a população, é prioridade para o político”, afirma.

Sobre o seu perfil político, Renato Percentual, como é mais conhecido, posiciona-se como Liberal acentuado à direita para coisas econômicas e conservador para assuntos de família. "Tenho facilidade em diálogo com outros poderes, respeito a diversidade nas opiniões contrárias, mas que tragam resultados positivos e satisfatórios. Aposto na tecnologia e na educação de qualidade desde os anos iniciais para trazer resultados em futuro próximo. Quero gerar receitas próprias e captação de recursos para a cidade”, analisa.

O diretor e fundador da Percentual Distribuidora escolheu o caminho da formação para se preparar para o desafio. Graduado em Publicidade, Renato é pós-graduado em Gestão Pública em Estratégia de Projetos, Gestão de Pessoas e de Organizações Públicas. Como empresário, é incentivador do primeiro emprego e de oportunidades para jovens aprendizes em parceria com Tiro de Guerra (TG) e pensa em caminhos para geração de emprego e renda que se somem ao comércio: “Lafaiete sustentou o título de cidade-polo do comércio, mas hoje, na era das vendas pela internet, assistimos ao seu declínio. Para evitar colapsos e desemprego em massa, não podemos depender apenas da receita do comércio. Temos que trazer cursos técnicos e profissionalizantes, qualificar os servidores públicos e adotar um rigoroso critério na escolha dos cargos de confiança, buscando os mais qualificados de maneira técnica e sem dívida política ou apadrinhamento. Chega de populismo”, desabafa.

TRABALHO SOCIAL

Atuando diretamente em projetos sociais, como futebol e artes marciais, Renato Percentual foi presidente do Mineiro Esporte Clube, no Morro da Mina, que atende diretamente a mais de 170 crianças na formação não apenas de atletas, mas de cidadãos, que respeitem a família e a sociedade. Junto ao TG, é responsável por um projeto que encaminha os melhores atiradores ao 1º emprego. É voluntário no grupo Mãos Ajudadoras, que assiste a famílias em condição de vulnerabilidade com a doação de cestas básicas e remédios, fornece lanches noturnos em hospitais e Pronto Socorro, bazares solidários e doações de móveis. Também é diretor de Eventos do Clube Garagem Antiga, que promove encontros e bate-papos aproximando amantes por carros antigos e angariando donativos.

“Aceitei com coração aberto o convite para colocar meu nome para apreciação, porque sou entusiasta da política; sinto prazer em discutir avanços para cidades por meio da democracia. Tenho a certeza de que poderei fazer diferente dos que até hoje ocuparam esse cargo, porque não sou vaidoso e nem tenho orgulho de querer aprender, buscar conhecimentos e me dedicar ao povo

da cidade. Não quero assumir algum cargo para atender meu ego, e sim, ouvir um chamado de responsabilidade social. Quero contribuir e fazer o melhor pela cidade que escolhi para constituir família, trabalhando com pessoas dedicadas, técnicas e engajadas no mesmo propósito. Tenho a certeza de que faremos dessa nossa cidade um orgulho para nosso estado e nosso país”, finaliza.


 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 28/02/2024 - 20:20


Comente esta Notícia