Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 20° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,480
Política


Vereadora Damires questiona prefeitura em relação à contratação dos ACE e ACS para o efetivo combate da dengue



Fotos: Divulgação

 

Os casos de dengue têm aumentado assustadoramente na cidade, lotando as unidades de saúde e causando medo em toda a população. A secretaria de saúde de Lafaiete realizou, no dia 5 de novembro de 2023, um processo seletivo para a contratação de novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Endemias (ACE), o que garantirá um maior número de agentes trabalhando diretamente nas ruas no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Preocupada com toda essa situação, a vereadora Damires se reuniu com o prefeito Mário Marcus para questionar pessoalmente sobre contratações dos ACE que irão acontecer, tendo recebido como resposta, que seria então solicitado à secretaria de saúde que fizesse a convocação dos ACE, e que muito em breve estariam sendo chamados, progressivamente, os ACS. Em contato com a secretária de saúde, Janice Batista de Oliveira, e com a diretora do departamento de vigilância em saúde, Tatiane Rezende Tavares, Damires foi informada de que o processo de contratações foi iniciado no dia 21 de fevereiro, e que serão chamados cerca de vinte novos agentes de combate às endemias e também dos ACS, reforçando assim, as ações de prevenção à dengue no município de Conselheiro Lafaiete.

Desde janeiro, a vereadora vem cobrando da prefeitura essas contratações através de reuniões e requerimentos, pois esses profissionais atuam diretamente na linha de frente de combate ao mosquito e são treinados e capacitados para detectar riscos de vetores para os próprios residentes e para toda a comunidade, orientando as famílias e evitando a proliferação do mosquito, tornando-se imprescindíveis para a saúde de nossa população.

Damires lembra que a prefeitura vem realizando várias ações no combate à dengue, como por exemplo o fumacê e a abertura da ala dois da policlínica, aumentando a capacidade de atendimento às pessoas com sintomas de dengue. “Porém depende de todos nós, enquanto população, cuidarmos de nossas casas e quintais, eliminando todos os recipientes com água parada para que consigamos juntos, combater essa doença”, ressalta a vereadora.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 23/02/2024 - 09:30


Comente esta Notícia