Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 26° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,468
Nayara Costa


Conheça o poder das fibras



 

Estar fora de casa, viajando, ou até no trabalho, são algumas das razões para que algumas pessoas apresentem dificuldades de ir ao banheiro e sofram (muito) com o intestino preso. Este problema pode estar atrelado a inúmeros motivos, e por isso, na coluna de hoje vou falar um pouco mais sobre o intestino preso e como a suplementação por meio de fibras pode aliviar este problema. 

A prisão de ventre é uma condição médica na qual um indivíduo não consegue evacuar, mesmo sentindo vontade intensa de ir ao banheiro. Estas experiências podem estar relacionadas à má qualidade das fezes (pouco volume ou ressecadas), aos processos irritativos e inflamatórios no sistema digestório ou ainda, às relações psicológicas. 

Outro problema relacionado à síndrome do intestino preso, e que afeta principalmente as mulheres, está ligado a efeitos hormonais, como: TPM e menopausa. A falta de uma alimentação correta e a pouca ingestão de água também afetam o bom funcionamento do intestino, e isso pode acontecer em qualquer idade. 

Mas hoje em dia existem suplementos à base de fibras que compõem a dieta alimentar e contribuem 100% para o bom funcionamento intestinal. Elas têm múltiplas funções, como por exemplo: podem ajudar na retenção de água nas fezes, além de servirem como fonte de energia para os microrganismos presentes na microbiota intestinal, trazendo benefícios ao trato digestivo e à saúde como um todo.

As fibras também podem ser solúveis e insolúveis. A primeira, ainda ajuda a controlar o colesterol e contribui para a saciedade; enquanto a segunda forma é uma grande aliada de todo o trato intestinal.

Além disso, ainda existem suplementos manipulados à base de probióticos e prebióticos. O primeiro, são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem um benefício à saúde de um modo geral. Já os prebióticos são ingredientes fermentados seletivos, que resultam em mudanças específicas da composição e/ou atividade da microbiota gastrointestinal, fornecendo inúmeros benefícios. 

Alimentação

Como falei no início do texto, a alimentação também é um fator principal para o funcionamento regular do intestino. E existem inúmeros alimentos ricos em fibras, tais como: cereais e sementes integrais, o arroz integral, a aveia, os legumes, o feijão, as ervilhas, as lentilhas, e, de um modo geral, as frutas são ótimas opções de fibras. A aveia integral, os legumes, a fibra de soja, e algumas polpas de frutas laranja (bagaço), maçã e maracujá, são ricos em fibras solúveis, enquanto que o trigo integral, e a maior parte das sementes e cereais são ricos em fibras insolúveis.

Espero que vocês tenham gostado da coluna de hoje, um abraço e até semana que vem!

 

 

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 06/11/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna