Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 17° Sexta, 26 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,159 Euro agora: R$ 5,495
Aloisio Ramalho


Entregar resultado importa mais do que apresentar inglês e slides impecáveis



Saber trabalhar com pessoas e como desenvolvê-las é um caminho certo para a entrega de resultados

Tenho refletido muito sobre a demanda do inglês e a necessidade de falar o idioma fluentemente nas empresas. Com certeza essa habilidade tem relevância indiscutível em várias situações dentro do ambiente do trabalho, que vão desde a participação em reuniões virtuais, orientação da força de trabalho durante a execução das estratégias e até mesmo em apresentações para o board. Dito isso, não há discussão: o inglês é importantíssimo.

Outro ponto que chama atenção nas organizações refere-se à capacidade dos profissionais fazerem apresentações com slides atraentes e, sobretudo, bem-estruturadas.

É possível avaliar que esses materiais ajudam muito nas dinâmicas das reuniões, tornando mais fácil a compreensão do conteúdo. Dessa forma, também vejo com bons olhos uma apresentação bem estruturada e baseada em slides de qualidade.

Não há uma regra geral e absoluta que condicione aos mais comunicativos as apresentações de destaque na empresa.

Apesar de ter ciência a respeito da necessidade do inglês nas grandes organizações e da eficácia das apresentações de destaque, não acredito que apenas estes dois atributos sejam responsáveis por demonstrar o verdadeiro trabalho das pessoas. E é essa exagerada valorização o que mais me chama atenção.

Reconhecer as aptidões e os atributos individuais é, sim, muito importante. Contudo, não podemos confundir habilidades e atributos com os resultados.

Por exemplo: imaginar que pessoas introspectivas perdem para os extrovertidos na hora das reuniões pode ser uma visão distorcida. Eu mesmo já presenciei maravilhosas e consistentes apresentações de executivos introvertidos e tantas outras péssimas e vazias dos mais extrovertidos. Ou seja, não há uma regra geral e absoluta que condicione aos mais comunicativos as apresentações de destaque na empresa.

É importante ter em mente que não devemos fazer julgamentos prematuros ao final de uma reunião.

O ponto maior da minha reflexão neste artigo não é o domínio das aptidões, mas, sim, a valorização excessiva dos profissionais que dominam ambas as capacidades como se depois da reunião - em inglês e com slides maravilhosos - todas as estratégias apresentadas tivessem caminho livre para serem implementadas como o previsto, sem dar atenção às próximas etapas de todo o processo.

No final das contas, as empresas vivem e crescem de maneira sustentável quando têm os resultados esperados. E é no momento em que olhamos para isso, que fazemos a separação profissional das pessoas que têm um discurso internacional magnífico e slides brilhantes, mas que não alcançam os resultados, daquelas que, talvez, tenham estas aptidões acima do desejável, mas não no extremo da excelência - mas que sempre entregam os resultados esperados.

O ideal é que tenhamos várias competências desenvolvidas como adaptabilidade, learning agility (para escrever em inglês), inteligência emocional, comunicação oral, um segundo idioma, entre outras, mas, na prática, isto não é fácil. É importante ter em mente que não devemos fazer julgamentos prematuros ao final de uma reunião e acabarmos nos surpreendendo com resultados pífios.

Saber trabalhar com pessoas e como desenvolvê-las é um caminho certo para a entrega de resultados.

Ter competências desenvolvidas é formidável, mas, em alguns momentos, devemos nos preocupar mais com o potencial de desenvolvimento das pessoas no médio prazo para que elas possam trazer os tão esperados resultados.

Também é preciso entender que é importante que as pessoas construam e trabalhem suas reputações sempre de maneira íntegra e ética. Afinal, saber trabalhar com pessoas e como desenvolvê-las é um caminho certo para a entrega de resultados.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Aloisio Ramalho, no dia 24/06/2020

Aloísio J M Ramalho


Consultor Empresarial

Contatos:

aloisioramalho@ymail.com

(31) 9 9876-6835

 



Comente esta Coluna