Fabiana Oliveira


Um guia para lidar com a ansiedade, o estresse e o medo causados em tempos de pandemia coronavírus (COVID-19)



Quando eu era criança eu lembro de uma música assim:

“Pare o mundo que eu quero descer!!! “

Sabe o que é mais interessante? O mundo parou, mas a gente não tem para onde descer. É chegado o momento de olhar para dentro de você e cuidar do seu emocional. Sabe o que é mais perigoso que uma pandemia de um vírus chamado Corona, é uma pandemia de pessoas com ansiedade, depressão, angústia, pessoas que desistiram de sonhar, que estão falando só do caos e crise. Passando fake news para frente, falando que o supermercado esta com prateleiras vazias, colocando ainda mais pilha em tudo aquilo que está acontecendo. Se você não tem coisas boas para falar, simplesmente silencie e ore, você clama e a sua vibração se eleva.

E quando a nossa vibração se eleva, a nossa imunidade se fortalece. Quando reclamamos, nós clamamos duas vezes aquilo que não queremos mais. Ninguém aqui é vítima, ninguém aqui é culpado. Nós estamos falando de um problema silencioso e vazio, mas que parou o mundo e ninguém tem como descer. Então é chegado o momento de você cuidar do seu emocional, olhar para dentro de você e ver como você pode acender a luz das pessoas. Seja luz hoje, fale uma palavra de otimismo, coloque uma música de entusiasmo, toque um instrumento, coloque cartazes perguntando se alguém precisa que você vai ao supermercado, mas movimente em direção ao bem. Não é para você ficar espalhando negatividade, não é para você ficar aumentando o caos.

Ajude as pessoas a se manterem no positivo, ajude as pessoas a serem luz. Seja luz e não interruptor que apaga. Vamos começar nosso exército de positividade, precisamos trabalhar ao máximo de pessoas otimistas, que vibram positividade, acreditando que vai dar certo e que isso também vai passar.

Texto Willian Sanches

 

4 passos para lidar com a ansiedade em tempos de COVID-19

1) EVITE EXCESSO DE INFORMAÇÕES

Procure não assistir noticiários, não caia na armadilha de hiperinformação e no excesso angustiantes de informações falsas ou exageradas. Essas ações podem levar a um estado mental de constante alerta, prejudicando o relaxamento. Neste tempo de acesso fácil às informações, acabam surgindo muitas fake news.

2) PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

Entenda que estar isolado não é uma punição, mas sim uma preservação/prevenção e contribuição para o bem comum. Permanecer em casa por alguns dias é necessário.

3) SOLIDÃO NÃO É ABANDONO

Utilize toda tecnologia disponível para manter-se conectado com a vida e com pessoas que você estima. Una-se aos seus familiares e amigos, promovendo boas conversas por meio de vídeochamadas, telefonemas ou mensagens.

4) OCUPE SUA MENTE

Crie uma rotina dentro de casa, não fique de pijama o dia todo. Leia livros, veja séries e filmes, ouça música, cozinhe, arrume casa, aproveite para buscar conhecimento e colocar as ideias no papel, faça atividade física movimente-se, adote uma alimentação saudável, é hora de colocar as receitinhas em prática. Se tiver crianças ou animais de estimação, proponha brincadeiras, na internet tem vários vídeos e nas redes sociais tem vários profissionais disponibilizando conteúdos.

 

  • Psicóloga Clínica- Fabiana Oliveira
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Escrito por Fabiana Oliveira , no dia 26/03/2020

Fabiana de Oliveira Costa


Psicóloga


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