Foto: Arquidiocese de Mariana/Cremilda Moutinho
Ao final da Santa Missa, Dom Airton recebeu os cumprimentos dos fiéis, dos sacerdotes e dos seminaristas presentes.
Com alegria, a Arquidiocese de Mariana celebrou, no dia 23 de junho, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, a Santa Missa pelo oitavo ano de episcopado de Dom Airton José dos Santos como pastor deste rebanho. A Celebração Eucarística foi presidida pelo próprio Arcebispo e contou com a presença de sacerdotes, ministros da Eucaristia, acólitos, seminaristas e inúmeros fiéis. Em sua homilia, Dom Airton fala da importância da fé em Deus em meio às dificuldades da vida. Citou o exemplo de Zacarias, pai de João Batista, que duvidou da capacidade de Deus de realizar a promessa em sua vida e de sua esposa, Isabel. “Às vezes, duvidamos da capacidade de Deus de realizar as coisas em nossas vidas. Nós gostaríamos que Deus fizesse mágica, instalasse os medos e tudo mudassem. Não é assim que funciona. Deus age no mundo e através de nós. Agora, se nós somos incrédulos, de pequena fé, se somos homens e mulheres que não apostamos na grandiosidade de Deus, na sua providência, como é que Deus vai agir? Mas, mesmo assim, Deus age”. Dom Airton, falou também sobre a importância do papel da Igreja e do clero de levar esperança por onde passar em missão e criar possibilidades para que as pessoas a encontrem. “Apresentar ao mundo as possibilidades que Deus deixou presente em nós, de modo que nossos sacerdotes, a faculdade que nós temos, pela graça especial que temos, possam ajudar as pessoas a encontrarem esse caminho para Deus”.
Neste sentido, o senhor Bispo ressaltou que a única esperança verdadeira está em Jesus Cristo, a esperança que não decepciona. Destacou ainda duas perguntas que ele refletiu sobre o seu oitavo ano à frente da Arquidiocese de Mariana. “Qual confiança eu tenho em Deus? E qual é a esperança que Ele deposita em mim? A resposta é o contrário da pergunta. Qual a confiança que eu apresento sobre Deus? E qual a esperança que eu dou aos outros sobre Deus?”. Segundo o Sacerdote, “não é difícil saber a resposta, pois o caminho único, verdadeiro, é nosso Senhor Jesus Cristo”. Ao final da homilia, Dom Airton José, agradeceu pelos oito anos como Bispo desta Igreja particular de Mariana e pediu aos fiéis que continuem a rezar pelo seu ministério. “Estou feliz porque consigo realizar isso diante de Deus, tenho certeza. A resposta que devo dar é o chamado que Deus me fez para estar aqui”. Antes dos Ritos Finais, o Padre Fabiano Alves de Assis, em nome da Arquidiocese de Mariana, prestou homenagem ao Bispo, destacando os trabalhos realizados à frente na Diocese durante este período. Recordou também sua importância como pastor desta Igreja Particular. “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus”. Mt 5,16. O sacerdote agradeceu a Deus pelo dom de sua vida e ministério, e por todo o bem semeado entre nós. Que o Senhor continue iluminando sua missão e concedendo-lhe abundantes graças em sua caminhada pastoral. Ao final da Santa Missa, Dom Airton recebeu os cumprimentos dos fiéis, dos sacerdotes e dos seminaristas presentes.
Mensagem aos Diocesanos
No oitavo aniversário de sua posse como pastor da Arquidiocese de Mariana, Dom Airton dirigiu uma mensagem aos fiéis, destacando a importância fundamental do sacerdócio e a vocação de cada pessoa. “Aos diocesanos, às pessoas que participaram nas comunidades, minha palavra sempre vai a partir dos padres, porque eles são os primeiros que estão ali na paróquia para desenvolver o trabalho que a Igreja lhes confia. O padre, na paróquia, recebe o seu múnus, a sua dedicação, ele assume com faculdade especial ao ministério apostólico que pertence a toda Igreja e que, desde o princípio, recebeu de Nosso Senhor”. Segundo Dom Airtom, a sua mensagem chega ao povo de Deus através dos padres. “O padre é esse interlocutor que faz com que a voz da igreja, o modo de pensar da Igreja, a vida Eclesial, o Magistério da Igreja, cheguem a todos, das mais simples até as mais preparadas culturalmente”. Além disso, o senhor Bispo apontou a evangelização e a oração como pilares como um caminho para que os sacerdotes sigam o seu ministério anunciando e testemunhando Cristo. Depois, dirigiu a palavra ao povo de Deus, enfatizando o seu valor no lugar onde se encontra e da importância de descobrir a sua vocação. “A minha palavra a todas as pessoas hoje, passados esses oito anos, é que cada pessoa está colocada num lugar, no caso, em uma paróquia, numa região, numa cidade, isso não é por acaso. A pessoa está ali por obra e graça de Deus. Então, é ali que a gente tem que descobrir a vocação a qual nós somos chamados”, enfatizou o Bispo. Dom Airton, concluiu sua fala expressando sua gratidão a toda Arquidiocese de Mariana pelos oito anos de seu ministério.
Fonte: Arquidiocese de Mariana/Cremilda Moutinho
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 25/06/2026 - 19:27