Foto: divulgação
Museu e Arquivo Antônio Perdigão
A 23ª Semana Nacional de Museus já começou, e em Conselheiro Lafaiete, o Museu e Arquivo Antônio Perdigão se transforma no centro das atividades culturais da cidade entre os dias 12 e 18 de maio. A iniciativa, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em todo o país, traz como tema de 2025: “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, destacando o papel desses espaços na construção de identidades e na preservação da memória diante das mudanças sociais.
A programação em Lafaiete inclui atividades educativas e culturais que buscam aproximar o público da história local. No dia 13 de maio, às 8h30, haverá um bate-papo com Geraldo Vasconcelos, na Escola Municipal CAIC, seguido, às 19h, da aguardada reabertura do Memorial do Congado, no próprio museu. Entre os dias 13 e 18 de maio, o público poderá visitar a mostra “Da Seiva ao Ciborgue”, das 10h às 16h, uma exposição que dialoga com o tema nacional e provoca reflexões sobre natureza, tecnologia e identidade. Já no dia 15 de maio, às 18h30, músicos das bandas civis de Conselheiro Lafaiete participam de um bate-papo aberto ao público no museu.
A Semana Nacional de Museus é uma oportunidade para celebrar o passado e repensar o papel dos museus no presente e no futuro. Em Lafaiete, a programação valoriza as expressões culturais locais e fortalece o vínculo da comunidade com seu patrimônio.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 12/05/2025 - 18:20