Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo alvo de novos golpes relacionados à Operação Sem Desconto. Segundo alerta do Ministério da Previdência Social, há relatos de que beneficiários estão recebendo mensagens por e-mail, aplicativos e outros meios, prometendo ressarcimento de descontos indevidos feitos por entidades investigadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O Ministério orienta que os segurados não cliquem em links enviados por esses canais, pois se tratam de tentativas de fraude. A denúncia partiu de beneficiários que foram abordados por supostos intermediários oferecendo “agilidade” no recebimento dos valores descontados pelo INSS.
De acordo com o Ministério da Previdência, os valores descontados indevidamente no mês de abril serão retidos e devolvidos automaticamente na folha de pagamento de maio, entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Já os descontos anteriores a abril serão analisados por um grupo da Advocacia-Geral da União (AGU), que definirá a melhor forma de ressarcimento.
Importante ressaltar que não é necessário solicitar cancelamento dos descontos nem comparecer a uma agência do INSS. A suspensão dos débitos foi feita de forma automática.
Deflagrada na quarta-feira, dia 23, a Operação Sem Desconto investiga um esquema de cobranças não autorizadas de “mensalidades associativas” em aposentadorias e pensões.
As apurações apontam que organizações da sociedade civil vinham realizando descontos sem consentimento dos segurados, movimentando cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
A chamada mensalidade associativa é uma contribuição paga periodicamente a associações, sindicatos ou entidades de classe sem fins lucrativos, que representam aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).
Fonte: Agência Brasil
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 28/04/2025 - 07:20