Foto: Reprodução Arquidiocese de Mariana
Faleceu na noite de domingo, dia 13, aos 61 anos, Dom Geraldo de Souza Rodrigues, bispo da Diocese de Januária, no Norte de Minas Gerais, e ex-pároco da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete. Ele lutava contra um câncer nos rins.
A Diocese de Januária divulgou uma nota oficial lamentando a perda:
"Com grande pesar informamos o falecimento de nosso amado bispo, Dom Geraldo de Souza Rodrigues. Que Deus, em sua infinita misericórdia, acolha sua alma e lhe conceda o descanso eterno, após uma vida inteira de dedicação ao rebanho de Cristo. Nossas orações se dirigem aos familiares de Dom Geraldo neste momento de dor, para que a esperança na ressurreição os fortaleça. Em breve, divulgaremos informações sobre o sepultamento. Que Nossa Senhora das Dores continue a guiar e proteger nossa Diocese e nos console com seu amor materno.”
Natural de Porto Firme (MG), Dom Geraldo nasceu em 24 de outubro de 1963, filho de João Bernardino Rodrigues e Amélia Pires de Souza, já falecidos. Era o terceiro dos sete irmãos — sendo um deles também sacerdote.
Sua trajetória religiosa teve início em 1978, no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, em Mariana. Estudou Filosofia nos anos de 1983 e 1984, no Seminário Maior São José, e concluiu os estudos em Teologia entre 1985 e 1988.
Foi ordenado diácono em 28 de novembro de 1987, na Catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, por Dom Oscar de Oliveira, que também presidiu sua ordenação presbiteral, em 20 de maio de 1988, na cidade natal de Porto Firme.
Ao longo do ministério sacerdotal, Dom Geraldo atuou como pároco em diversas paróquias de Minas Gerais: São Domingos de Gusmão (Diogo de Vasconcelos), Nossa Senhora das Mercês (Mercês), São Sebastião (Itabirito), Sagrado Coração de Jesus (Conselheiro Lafaiete), Nossa Senhora das Brotas (Entre Rios de Minas), São José (Paula Cândido) e, mais recentemente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa.
Também exerceu diversas funções pastorais e administrativas na Arquidiocese de Mariana, como Coordenador Arquidiocesano de Catequese, Vigário Episcopal, Vigário Forâneo, representante dos presbíteros, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.
Em 27 de janeiro de 2024, foi ordenado bispo da Diocese de Januária, assumindo a missão com dedicação e zelo até seus últimos dias.
Fonte: Arquidiocese de Mariana
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 14/04/2025 - 07:30