Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 16° Agora: 16° Segunda, 21 de Abril de 2025 Dólar agora: R$ 5,882 Euro agora: R$ 6,775
Região


Semana Santa em Congonhas tem início com celebração emocionante do Domingo de Ramos

A cerimônia teve início na Basílica com a aclamação de Cristo como Rei e seguiu até a Matriz, onde foi proclamado o Evangelho da Paixão



Fotos: Prefeitura de Congonhas/Daniel Silva


A tradicional Procissão de Ramos reviveu a entrada de Jesus em Jerusalém, num cortejo que uniu emoção e fé.


Sob os primeiros raios de sol deste domingo, 13 de abril, Congonhas foi tomada por um clima de devoção e espiritualidade que marcou o início da Semana Santa, uma das mais tradicionais celebrações do calendário religioso mineiro. Os fiéis, carregando ramos verdes, percorreram a emblemática ladeira de pedra-sabão entre a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em um rito carregado de simbolismo e memória sagrada.

A tradicional Procissão de Ramos reviveu a entrada de Jesus em Jerusalém, num cortejo que uniu emoção e fé. A celebração teve início na Basílica com a aclamação de Cristo como Rei e seguiu até a Matriz, onde foi proclamado o Evangelho da Paixão. A caminhada, acompanhada por encenações de figuras bíblicas como Jesus e os apóstolos, convidou a comunidade a refletir sobre seu lugar na história da cruz: estamos com quem sofre ou com quem impõe o sofrimento? A cerimônia foi presidida pelo padre Mauro Lúcio de Carvalho, da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com a participação do monsenhor Nedson Pereira de Assis e do padre José Mário Santana Barbosa, da Paróquia São José Operário. A ação conjunta das quatro paróquias locais — Matriz da Conceição, Matriz São José, Paróquia Mãe da Igreja e a própria Basílica — contou com o apoio da Prefeitura de Congonhas e das secretarias estadual e municipal de Cultura.

A programação da Semana Santa se estende ao longo da semana, com uma série de missas, procissões e momentos de oração que culminam na celebração da Páscoa, no domingo, 20 de abril. A cada dia, diferentes ritos reforçam a tradição e aprofundam a vivência da fé cristã, como o Sermão do Encontro, o Lava-Pés, a Via Sacra encenada e a emocionante Vigília Pascal.

Confira a programação à partir desta segunda-feira

Segunda-feira – 14 de abril
A programação começa às 7h com missa na Basílica. À tarde, às 15h, será rezado o Terço da Divina Misericórdia, seguido de celebração. Às 19h, ocorre missa e procissão com a imagem de Cristo flagelado, partindo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em direção à Basílica, onde será proclamado o Sermão do Pretório.
Terça-feira – 15 de abril
Às 7h, haverá liturgia matutina na Basílica. No período vespertino, às 15h, novamente será rezado o Terço da Misericórdia, seguido de missa. Às 18h30, a comunidade se reúne no Espaço Celebrativo para mais uma celebração, que será seguida pela procissão com a imagem do Senhor dos Passos até a praça da Matriz, local do Sermão do Encontro.
Quarta-feira – 16 de abril
A missa da manhã ocorre às 7h na Basílica. Às 15h, oração do terço e celebração com o rito da Unção dos Enfermos. No início da noite, às 18h, a imagem de Nossa Senhora das Dores sai em procissão da Matriz rumo à Basílica, onde será realizado o Sermão da Soledade.
Quinta-feira Santa – 17 de abril
Às 16h, a Missa da Ceia do Senhor será celebrada no Espaço Celebrativo. Já às 19h30, na Basílica, acontece a cerimônia com o rito do Lava-pés, seguida da transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela da Reposição, com adoração até a meia-noite.
Sexta-feira da Paixão – 18 de abril
Às 6h, tem início a Via Sacra encenada, saindo da Capela Santa Luzia, no Residencial, passando pela Matriz São José, até a Basílica. Às 15h, acontece a Ação Litúrgica da Paixão, com leitura do Evangelho, adoração da cruz e comunhão. Às 20h, na praça em frente à Basílica, será proclamado o Sermão do Descendimento, seguido da Procissão do Senhor Morto até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Sábado Santo – 19 de abril
A manhã começa com oração comunitária às 8h30, na Basílica, onde fiéis poderão visitar o túmulo do Senhor até o meio-dia. Às 20h, acontece a solene Vigília Pascal no Espaço Celebrativo, com bênção do fogo, proclamação do Exultet, leituras bíblicas e celebração da Eucaristia.
Domingo de Páscoa – 20 de abril
A celebração da Ressurreição do Senhor tem início às 5h30, com missa campal na praça da Matriz Nossa Senhora da Conceição e procissão com o Santíssimo Sacramento até a praça da Basílica, onde será concedida a bênção. As missas do dia ocorrem às 10h e 17h, no Espaço Celebrativo, e às 15h na Basílica. Após a última celebração da tarde, sai a Procissão do Triunfo com a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Matriz da Conceição. Às 19h, uma última missa marcará o encerramento solene das celebrações pascais.

 





Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 13/04/2025 - 21:08


Comente esta Notícia