Foto: divulgação Prefeitura de Congonhas
Além dos idosos, crianças, gestantes e puérperas, a campanha contempla uma extensa lista de públicos prioritários.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já está em curso em Congonhas, acompanhando o calendário do Ministério da Saúde. Com o objetivo de conter o avanço do vírus, a imunização busca evitar o agravamento dos casos, diminuir internações e prevenir mortes, especialmente durante os meses de maior circulação da doença. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, em todas as unidades de saúde do município, incluindo áreas mais afastadas e distritos. Para facilitar o acesso dos trabalhadores, algumas unidades funcionam em horário estendido até as 20h.
Além dos idosos, crianças, gestantes e puérperas, a campanha contempla uma extensa lista de públicos prioritários. Estão incluídos funcionários dos Correios, comunidades quilombolas e indígenas, população em situação de rua, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas, além de professores, profissionais da saúde, segurança, transporte coletivo, caminhoneiros, portuários e militares. Jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, além de detentos e trabalhadores do sistema prisional, também devem se vacinar.
Imunização nas empresas
Para ampliar a cobertura, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que empresas entrem em contato com a Central de Vacinas e agendem a aplicação para funcionários que fazem parte dos grupos elegíveis. A medida visa facilitar o acesso e garantir a proteção no ambiente de trabalho.
Mobilização nacional
O “Dia D” da campanha — data de mobilização nacional — está marcado para 10 de maio, quando haverá ações especiais para aumentar a adesão à vacinação. A imunização segue como a principal arma contra a Influenza, protegendo a população e contribuindo para desafogar os serviços do SUS durante os picos de doenças respiratórias.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 13/04/2025 - 19:20