Foto: Arquivo Jornal CORREIO
A partir deste ano, a vacina contra a gripe passa a ser disponibilizada de forma permanente nas unidades básicas de saúde
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início na segunda-feira,dia 7, em todo o Brasil. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde, professores, entre outros.Neste ano, a vacina contra a gripe passa a ser ofertada de forma permanente nas unidades básicas de saúde, como parte da estratégia para ampliar a cobertura vacinal e aumentar a proteção da população contra a doença.
Em Conselheiro Lafaiete, a campanha terá início nesta terça-feira,dia . A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização, informou que as doses estarão disponíveis nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na Unidade Central de Vacinação (Avenida Dom Pedro II, nº 178, bairro São Sebastião), das 8h às 16h.
A população deve apresentar o cartão de vacinas e o cartão do SUS no momento da imunização. Nas áreas rurais, a vacinação começará no dia 14 de abril, com atendimento nos postos locais, das 9h às 11h30, conforme o seguinte cronograma:
14/04 – Mato Dentro
15/04 – Almeidas
16/04 – Buarque
22/04 – São Gonçalo
23/04 – São Vicente
24/04 – Rancho Novo
Grupos prioritários
A vacina é destinada prioritariamente a pessoas com maior risco de complicações pela gripe. Entre os públicos-alvo estão:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Idosos com 60 anos ou mais
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da saúde
Professores dos ensinos básico e superior
Povos indígenas
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
População privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas (12 a 21 anos)
O imunizante oferecido em 2025 é trivalente, protegendo contra as cepas H1N1, H3N2 e B do vírus Influenza. A vacina pode ser administrada junto a outras do Calendário Nacional de Vacinação e é contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores. A eficácia da vacina é comprovada, reduzindo o risco de casos graves e óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal em 2024 ficou abaixo do ideal, com apenas 48,89% na região Norte e 55,19% nas demais regiões do país.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização, especialmente para os integrantes dos grupos de risco. “Proteja-se e proteja sua família”, destaca a pasta. Para mais informações, os moradores podem procurar a unidade de saúde mais próxima ou entrar em contato com a Unidade de Vacinação pelo telefone (31) 3764-9929.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 08/04/2025 - 08:57