Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 16° Agora: 19° Domingo, 20 de Abril de 2025 Dólar agora: R$ 5,817 Euro agora: R$ 6,653
Saúde


Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início nesta segunda-feira

O imunizante disponível nas unidades de saúde é seguro e pode ser administrado junto a outras vacinas do calendário.



Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil


A vacinação é gratuita em todos os postos de saúde.


 A partir desta segunda-feira, 7 de abril, começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe, com o objetivo de imunizar 90% dos grupos prioritários. A meta abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, além de trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua e outros grupos específicos. A vacinação é uma importante medida de proteção contra a influenza, especialmente em um cenário de aumento de casos graves e óbitos. O imunizante oferecido pela rede pública contém as cepas H1N1, H3N2 e B, e tem mostrado eficácia de 60% a 70% na redução de complicações graves da doença.

Grupos prioritários entre os já contemplados pela campanha são: trabalhadores da saúde, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, incluindo jovens sob medidas socioeducativas. Serão distribuídas 73,6 milhões de doses em todo o país, com 67,6 milhões disponíveis no primeiro semestre para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já no segundo semestre, 5,9 milhões de doses serão enviadas para a Região Norte, alinhando a vacinação ao período de maior circulação viral na região.

A vacina, disponível nas unidades de saúde, é segura e pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. No entanto, é contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reações alérgicas graves a doses anteriores. Em 2024, a cobertura vacinal atingiu apenas 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais regiões, e o Ministério da Saúde reforça a importância da adesão à campanha. "Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo", destaca a pasta. A vacinação é gratuita em todos os postos de saúde.
Fonte: Agência Brasil

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 07/04/2025 - 11:27


Comente esta Notícia