Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 16° Agora: 18° Domingo, 20 de Abril de 2025 Dólar agora: R$ 5,843 Euro agora: R$ 6,702
Saúde


Campanha de vacinação contra influenza começa nesta segunda-feira

Em Conselheiro Lafaiete, a campanha terá início na terça-feira, dia 8



Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil


A partir deste ano, a vacina contra a gripe passa a ser disponibilizada de forma permanente nas unidades básicas de saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início nesta segunda-feira, dia 7, em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, profissionais de saúde, professores, entre outros.
A partir deste ano, a vacina contra a gripe passa a ser disponibilizada de forma permanente nas unidades básicas de saúde, como parte da estratégia de ampliar a cobertura vacinal e garantir maior proteção à população.

Em Conselheiro Lafaiete, a campanha terá início na terça-feira, dia 8. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização, informou que as doses estarão disponíveis nos Postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na Unidade Central de Vacinação, no horário das 8h às 16h.
A vacina é essencial para a prevenção da gripe e suas complicações, especialmente para os integrantes dos grupos prioritários. “Proteja-se e proteja sua família”, reforça a Secretaria de Saúde. Para mais informações, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima ou entrar em contato pelo telefone (31) 3764-9929, da Unidade de Vacinação.

Eficácia e segurança
A vacina contra a influenza de 2025 contempla as cepas H1N1, H3N2 e B. Ela pode ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal em 2024 ficou abaixo do ideal: 48,89% na região Norte e 55,19% nas demais regiões. A influenza e a covid-19 seguem sendo ameaças à saúde pública, especialmente entre os não vacinados.
O Ministério reforça que a vacinação é um ato de cuidado individual e coletivo. As vacinas são seguras, eficazes e estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 06/04/2025 - 08:31


Comente esta Notícia