Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 18° Agora: 24° Segunda, 31 de Março de 2025 Dólar agora: R$ 5,805 Euro agora: R$ 6,277
Cultura


Lafaiete celebra o Dia Municipal das Violas de Queluz com programação especial

As atividades começam nesta quarta-feira, dia 26, com o "Café com Viola", evento fechado que reunirá convidados especiais



Foto: Arquivo Jornal CORREIO


O dia dedicado a Viola de Queluz é celebrado em 29 de março


A cidade de Conselheiro Lafaiete se prepara para celebrar um de seus maiores patrimônios culturais: a Viola de Queluz. Com uma programação especial, o evento promete valorizar e manter viva a tradição desse instrumento tão representativo para a história local.
As atividades começam nesta quarta-feira, dia 26, com o "Café com Viola", evento fechado que reunirá convidados especiais. No dia 27 de março, será realizada uma ação de educação patrimonial na Escola Romeu Guimarães, levando conhecimento e cultura às novas gerações. Já no dia 28 de março, o Teatro Municipal será palco do "Violas em Cena", um grande espetáculo aberto ao público, a partir das 19h, com entrada gratuita.

O evento é promovido pela Prefeitura de Lafaiete e pela Secretaria de Cultura (Secult), reafirmando o compromisso da cidade com a preservação de sua identidade cultural.
Tombada pelo Patrimônio Histórico, a Viola de Queluz é um símbolo importante da cidade. Seu dia especial, celebrado em 29 de março, foi instituído pela Lei Municipal n° 5141, de 12 de novembro de 2009, em referência à visita do imperador Dom Pedro II ao município, em 29 de março de 1881.
A história da Viola de Queluz remonta ao século XIX, quando a família Meireles trouxe ao Brasil uma viola da cidade de Porto, em Portugal. Com um formato único e um som inconfundível, o instrumento ganhou popularidade na antiga cidade de Queluz, atual Conselheiro Lafaiete.

Ao longo dos anos, a Viola de Queluz ultrapassou fronteiras, conquistando reconhecimento nacional e internacional. No início do século XX, recebeu um prêmio nos Estados Unidos como o instrumento de som mais belo entre os regionais. Além disso, foi considerada a viola mais importante do estado de Minas Gerais.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 26/03/2025 - 09:27


Comente esta Notícia