Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 18° Agora: 27° Quinta, 03 de Abril de 2025 Dólar agora: R$ 5,615 Euro agora: R$ 6,184
Comunidade


Emergência MG: saiba como acionar as forças de segurança pela internet e enviar fotos e localização

Os mais de 20 milhões de habitantes do estado já podem contar com o Emergência MG, serviço que permite acionar as Forças de Segurança e enviar fotos, vídeos e a localização



Foto: Tiago Ciccarini / Sejusp


É importante ressaltar que o Emergência MG não substitui os tridígitos 190, 197 e 193



Importante notícia para os mineiros: o Emergência MG, serviço de acionamento das Forças de Segurança pela internet, chega a todo o estado nesta sexta-feira, dia 21. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema em entrevista coletiva em Ipatinga, no Vale do Aço, onde também foi apresentada a nova sede da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) no município.
Com a expansão, o programa lançado pelo Governo de Minas em dezembro de 2023 passa a atender todos os mais de 20 milhões de habitantes do estado.

"Estamos expandindo o Emergência MG para os 853 municípios, o que é de fundamental importância para oferecermos mais um canal para quem precisa entrar em contato com a segurança pública. É um grande avanço", afirmou o governador Romeu Zema.
De forma pioneira no país, o Emergência MG permite, em uma única plataforma, o acionamento da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar via chat.

São três formas de acesso: pelo site www.emergencia.mg.gov.br, pelo aplicativo do Governo de Minas (MG App) e pelo Telegram (buscando na lupa por "Emergência MG").
Além das facilidades do chat virtual, o Emergência MG é um canal inclusivo, pois pode ser utilizado por pessoas surdas. Outra novidade é que a interface tecnológica permite, de forma segura, o compartilhamento de localização, o envio de fotos e a realização de videochamadas para relatar situações de emergência, como um bebê engasgado, por exemplo.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Emergência MG foi desenvolvido de forma integrada, com ampla participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), TabControl e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Na primeira fase, o Emergência MG foi lançado em Lagoa Santa como projeto-piloto e, após testes, expandido para a capital e outros oito municípios. Depois, ocorreram mais três expansões, contemplando 107 cidades mineiras. A implantação gradual visou garantir total segurança diante da alta demanda gerada pelo acionamento dos tridígitos 190, 197 e 193, até que, agora, o serviço abranja todo o estado.
"Isso cria uma alternativa muito útil. Uma pessoa surda pode ter dificuldades com o serviço tradicional. As mulheres, às vezes, precisam fazer um acionamento mais discreto, o que é possível pelo celular, permitindo uma reação policial mais rápida e eficaz", destacou o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

É importante ressaltar que o Emergência MG não substitui os tridígitos 190, 197 e 193. Ele representa uma alternativa adicional de acionamento das forças de segurança, priorizando inovação tecnológica e inclusão.
Até o lançamento do Emergência MG, a única forma de chamar as polícias e os Bombeiros Militares em Minas Gerais era por telefone. Agora, o chat do serviço torna-se mais um aliado da população.

"Essa iniciativa é muito importante porque conseguimos acionar as forças de segurança de forma rápida e intuitiva. Já usei algumas vezes, principalmente para focos de incêndio na mata, e achei bem didático", ressalta Geralda Souza, 72 anos, moradora de Pedro Leopoldo, uma das primeiras cidades contempladas com a expansão.

Fonte: Agência Minas 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 21/03/2025 - 17:20


Comente esta Notícia