Foto: Marcos Santos/USOP Imagens
O governo federal está prestes a lançar o aguardado edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com previsão de publicação nas próximas semanas. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, revelou a expectativa durante uma entrevista no programa "Bom Dia, Ministra", transmitido nesta terça-feira, 5 de fevereiro, em Brasília. De acordo com a ministra, o lançamento do edital deverá ocorrer até o final do primeiro trimestre de 2025. Embora a data para a realização da prova ainda dependa do cronograma do edital, a expectativa é que ela seja realizada em agosto, visando minimizar as possíveis interferências climáticas, com base em um estudo hidrológico recente que aponta agosto como o mês de menor incidência de chuvas no Brasil.
Esther Dweck ainda esclareceu que, antes da liberação de novos concursos, o governo aguarda a aprovação final da Lei Orçamentária Anual (LOA), cuja votação está prevista para 10 de março. O orçamento aprovado será determinante para definir a quantidade de recursos disponíveis para novos certames ao longo deste ano.
Novidades também foram anunciadas sobre novas carreiras previstas para o concurso. A primeira está ligada às áreas de defesa, justiça e segurança, com a criação de carreiras transversais para o Ministério da Defesa, com a proposta inicial de 750 vagas. Outra carreira será voltada ao desenvolvimento socioeconômico, abrangendo temas como desenvolvimento regional, agrário e econômico. Ambas as funções exigem nível superior e apresentam salários atrativos, de acordo com a ministra. A implementação dessas novas carreiras é vista como uma oportunidade para atrair candidatos qualificados para setores estratégicos do governo federal.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 06/02/2025 - 07:20