Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 18° Agora: 19° Domingo, 02 de Fevereiro de 2025 Dólar agora: R$ 5,844 Euro agora: R$ 5,970
Comunidade


Saiba como economizar na compra de material escolar e evitar cobranças abusivas



Foto: depositphotos.com



Para a maioria das famílias brasileiras, o todo ano é o mesmo sufoco: depois de todos os gastos de dezembro, as despesas do ano seguinte já começam a dar as caras. A compra de material escolar é apenas uma dessas despesas, mas pode comprometer uma grande parte do orçamento – principalmente em famílias com mais crianças na escola. Para evitar custos desnecessários na compra de material escolar, é essencial saber que itens uma escola não pode solicitar aos pais e como gastar menos na ida à papelaria.
Pensando nisso, ouvimos a gerente do Procon de Lafaiete, Luciana Possa Vicente de Castro, sobre a Lei Estadual 16.669/07(Os itens da lista de material escolar que não forem utilizados durante o ano letivo devem ser devolvidos ao aluno) e da Lei Federal 9.870/99 (proíbe a exigência de material de uso coletivo). A boa notícia é que, até o momento, não foram registradas reclamações sobre irregularidades caso necessário. Mas é bom estar atento:
“As normas vigentes proíbem que escolas cobrem materiais de uso coletivo, como produtos de limpeza ou papel higiênico, dos alunos. Por isso, orientamos que os pais analisem cuidadosamente as listas fornecidas e fiquem atentos a itens que são de responsabilidade da instituição. A legislação também veta a imposição de marcas específicas, garantindo liberdade de escolha para os consumidores”, explica.
Em casos de pedidos ou cobranças indevidas, o Procon recomenda que os pais primeiro tentem solucionar o problema diretamente com a escola. Se não houver acordo, é possível formalizar denúncias no próprio Procon ou na Superintendência Regional de Ensino (SRE). As reclamações podem ser feitas de forma identificada ou anônima, inclusive por meio da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).
Atenção na hora de comprar - se não há irregularidades entre os pedidos, o passo seguinte é se organizar para as compras. Então, confira algumas dicas do Serasa sobre como economizar:
Pesquise - a pesquisa é uma etapa básica para conseguir fazer qualquer economia. O custo pode variar bastante entre um local e outro. Então, compare os preços dos itens para garantir o menor orçamento.
Avalie - nem sempre aquela lista enorme de materiais é de extrema necessidade no primeiro momento. Antes de gastar, avalie quais itens não podem faltar nas primeiras semanas e quais podem ser comprados no período após o início das aulas, quando os preços voltarem a cair.
Reutilize - livros e materiais usados pode salvar bastante dinheiro. Veja o que você já tem e o que pode ser reaproveitado. Outra forma é participar de trocas de livros e materiais entre outros pais ou estudantes.
Compre em atacado – reunir-se com outros pais para fazer compras em grupo também pode render excelentes reduções na conta final.
Vá sozinho – planejar, fazer sua lista e manter o foco durante as compras evita distrações. O ideal é não levar os pequenos para não ter que dividir a atenção e nem ceder aos pedidos de produtos “da moda” que além de fora da lista, podem ser bem mais caros.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 02/02/2025 - 18:20


Comente esta Notícia