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Comunidade


Minas amplia oferta de vagas para emissão da Carteira de Identidade



Foto: Seplag / Divulgação



A partir desta quinta-feira, dia 2, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Polícia Civil, amplia a oferta de vagas para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de todo o estado. Agora, serão disponibilizadas 10 mil vagas diárias, o dobro da capacidade registrada no início de 2024.

Desde janeiro do ano passado, mais de 300 servidores foram capacitados para atender à crescente demanda. Ajustes operacionais, como a redução do tempo médio de atendimento de 20 para 15 minutos, permitiram ampliar os horários sem prejudicar a qualidade do serviço.

Compromisso com a cidadania

Marina Kleinhappel, diretora Central de Gestão das UAIs, destacou o impacto positivo da iniciativa: "Ampliar a capacidade de emissão da Carteira de Identidade é garantir que os mineiros tenham acesso rápido e eficiente a um serviço essencial, promovendo praticidade e qualidade em todas as regiões do estado."

Minas Gerais é líder na emissão da CIN

Desde o lançamento oficial da nova identidade, em 27 de dezembro de 2023, Minas Gerais lidera nacionalmente, com mais de 2 milhões de documentos emitidos nos 400 Postos de Identificação da PCMG.

Onde solicitar a segunda via gratuita do RG?

Centro de Apoio e Atendimento ao Cidadão (CAC) - Em Lafaiete, o agendamento abre todos os dias úteis, a partir das 10h da manhã, exclusivamente pelo aplicativo de celular “MGapp” ou pelo site www.cidadao.mg.gov.br.  Se o agendamento for para pessoas acima de 60 anos e Pessoas Com Deficiência, será feito exclusivamente pelo telefone (31)3769-2835, todos os dias úteis, a partir das 10h da manhã.
Polícia Civil: verifique se há a opção de solicitar a segunda via online no site da Polícia Civil do seu estado.

Documentos necessários

RG antigo (se disponível): mesmo danificado, o RG antigo pode ser útil para a identificação.
Documentos pessoais como CPF, Certidão de Nascimento ou Carteira de Trabalho podem ser necessários.
Comprovantes específicos, conforme a situação, como boletim de ocorrência, comprovante de renda, laudo médico, medida protetiva, etc.

Dicas importantes

Agendamento online: agendar o atendimento online pode evitar filas e agilizar o processo.
Leve todos os documentos necessários antes de solicitar a segunda via.
Consulte os prazos: cada estado pode ter prazos diferentes para a entrega da segunda via.
Garantir a atualização e a preservação do seu RG é essencial para garantir seus direitos e acessar os serviços necessários em sua vida cotidiana. Saiba dos seus direitos e mantenha sua identidade em dia.




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Postado por Rafaela Melo, no dia 02/01/2025 - 19:20


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