Foto: Reprodução redes sociais
Na manhã desta quinta-feira, dia 2, leitores do Jornal CORREIO e CORREIO Online entraram em contato com a redação para alertar sobre uma tentativa de golpe que tem circulado em Conselheiro Lafaiete. De acordo com os relatos, muitos moradores receberam uma mensagem aparentemente amigável pelo WhatsApp, que começa com cumprimentos calorosos: “Bom dia, tudo bem? A paz do Senhor Jesus Cristo! Feliz Ano Novo e que este ano seja repleto de coisas boas!”
A mensagem segue com um pedido de ajuda financeira: “Minha conta bancária não está funcionando e preciso efetuar um pagamento. Teria como fazer esse pagamento até às 16 horas? Te devolvo sem falta esse valor emprestado.” Em muitos casos, as vítimas desconfiaram e não responderam, mas alguns idosos, mais vulneráveis, caíram na armadilha, respondendo com perguntas como: “Mas, você é quem mesmo?”. Nesse momento, os golpistas começam a inventar histórias, dizendo ser “filho de sua tia” ou “colega do neto”, tentando convencer as vítimas a transferirem dinheiro.
Diante disso, a recomendação é clara: se você receber mensagens suspeitas de pessoas desconhecidas, desconfie e não compartilhe informações financeiras. Como diz o ditado popular, “se sentir que algo está errado, é melhor se afastar”. Caso necessário, ignore ou bloqueie o número.
Campanha de prevenção da Polícia Militar
A Polícia Militar também intensificou a prevenção contra golpes virtuais com a campanha "Se deu dúvida, é golpe!". Lançada em outubro de 2024, a iniciativa visa conscientizar a população mineira, especialmente os idosos, sobre os diversos golpes aplicados pela internet, como transferências erradas via PIX, promoções falsas, e-mails fraudulentos e boletos falsificados.
O influencer Tião Bruto Sistemático, conhecido pelo seu estilo descontraído e irreverente, é o rosto da campanha, que também conta com peças publicitárias em rádios, outdoors, cartazes e vídeos para a internet. O objetivo é usar a comunicação para disseminar dicas de segurança e prevenir que mais pessoas caiam nos golpes.
Além disso, a PM está fortalecendo suas ações de inteligência para identificar os criminosos por trás desses delitos e promover operações de combate a essas fraudes. O coronel Maurício José de Oliveira, chefe do Estado-Maior da PM, ressaltou que esta será a maior campanha preventiva já realizada em ambiente virtual em Minas Gerais. Com ações de prevenção, educação e inteligência, a polícia espera reduzir significativamente o número de vítimas de golpes virtuais no estado e proteger a população, principalmente os grupos mais vulneráveis.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 02/01/2025 - 12:20