Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
A rotina de compradores e vendedores de veículos em Minas Gerais foi transformada pela adoção da transferência digital de veículos, que já realizou 7,4 mil operações no estado em apenas um mês. A iniciativa é parte do esforço do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), para modernizar os serviços públicos, oferecendo mais agilidade, praticidade e segurança.Desde 26 de novembro, moradores de todas as regiões do estado podem realizar o processo de transferência de veículos totalmente online, eliminando etapas burocráticas como o reconhecimento de firma em cartório e a necessidade de ir a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Como funciona o processo digital
A compra e venda do veículo pode ser realizada a qualquer hora do dia. O vendedor formaliza a transação no momento da venda, e as informações são registradas instantaneamente nas bases estaduais. Para concluir o processo, o comprador só precisa levar o veículo a um ponto de vistoria, garantindo a inspeção e finalizando a transferência de propriedade.De acordo com a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, o impacto do novo sistema já é visível. “Esse resultado em pouco tempo mostra que avançamos no nosso objetivo de modernizar e digitalizar os serviços, um desafio que estamos empenhados desde o início da gestão. Buscando fazer funcionar aquilo que mais importa: serviços de qualidade, fáceis, simples, desburocratizados e cada vez mais próximos do cidadão mineiro.”
Como solicitar o serviço
Para utilizar o serviço, comprador e vendedor devem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) com um cadastro GOV.BR no nível prata ou ouro. É necessário também que o veículo tenha o Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) emitido a partir de 2021. No momento, o serviço está disponível exclusivamente para pessoas físicas.Caso surjam dúvidas, o cidadão pode acessar o site da CET-MG e contar com videochamadas para suporte. Um tutorial com o passo a passo também está disponível.
CRV em papel moeda continua válido
Para veículos com o CRV emitido em papel moeda antes de 2021, o documento continuará sendo válido por tempo indeterminado, e o processo de compra e venda permanece sem alterações.
Expansão da transformação digital
A transferência digital de veículos é apenas uma das mais de 118 funcionalidades digitais relacionadas ao trânsito disponíveis no estado. Outras opções incluem a renovação da CNH e a solicitação de alvará para veículos removidos.No total, o Governo de Minas oferece mais de 650 serviços digitalizados. Entre 2019 e 2023, o Índice de Transformação Digital (ITD) saltou de 48% para 81,7%, consolidando o estado como referência em inovação nos serviços públicos.O Portal MG oferece mais de 1,2 mil serviços, enquanto o MG App, disponível para Android e iOS, já reúne mais de 5 milhões de usuários cadastrados.A modernização dos serviços mineiros reafirma o compromisso do estado com a eficiência e a acessibilidade, facilitando a vida do cidadão e impulsionando a transformação digital em Minas Gerais.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 29/12/2024 - 08:20