Foto: Divulgação
O verão é sinônimo de sol, mar e, claro, praia! Para muitas pessoas, a ida à praia é um dos principais programas dessa estação, mas quando bate a fome, surge a dúvida: o que comer e beber para se manter saudável e bem alimentado? Pastéis, camarões, sucos e milho são opções comuns, mas será que vale a pena consumir de tudo? A nutricionista Ingrid Lopes dá dicas para quem deseja fazer escolhas mais saudáveis e seguras durante os dias de praia.
Sanduíches naturais
Os sanduíches naturais são uma excelente opção para a praia. São saborosos, fáceis de transportar e agradam a maioria das pessoas. Porém, é fundamental escolher ingredientes que resistam ao calor sem alterar o sabor ou a qualidade. Algumas opções que podem ser utilizadas para preparar o seu sanduíche são: pão sírio, pão de forma integral, bisnaguinhas, pão de batata; tomate, creme de ricota, queijo cottage, cenoura ralada; atum em lata, frango desfiado, pestos de manjericão ou berinjela.
Mix de frutas desidratadas
As frutas desidratadas são uma alternativa prática e saudável para levar à praia. Além de saborosas, são muito resistentes ao calor.
Ingrid sugere montar um mix com várias frutas para diversificar o sabor e os benefícios. Algumas opções ideais são:uvas passas, damascos, maçã, banana, ameixa seca, manga desidratada; Laranja, maçã, mexerica, pera e lichia também são boas escolhas
Chips de vegetais
Uma opção diferente e saudável são os chips de vegetais. Para prepará-los, basta escolher vegetais como batata-doce, cenoura, beterraba, abóbora ou inhame. Fatie bem fininho e asse no forno ou na air fryer. Tempere com sal e ervas a gosto, e depois é só transportar e saborear na praia.
Biscoito de polvilho
O biscoito de polvilho é um clássico das praias brasileiras, e não poderia faltar na sua lista de opções. É leve e agrada a todos, mas Ingrid alerta: evite o consumo excessivo de sal, principalmente nos biscoitos de polvilho industrializados.
Milho cozido
Para quem não resiste ao milho cozido, uma boa alternativa é prepará-lo em casa. Cozinhe o milho, pique e coloque em uma vasilha para transporte. Tempere com um pouco de sal e aproveite a versão mais saudável, sem o risco de consumir milho preparado com água contaminada, como ocorre com os vendidos na orla.
Pipoca temperada com ervas
A pipoca é uma opção saudável e deliciosa para levar à praia. Prepare a pipoca com pouco óleo e sem sal, e tempere com ervas secas a gosto. Além de ser uma alternativa leve e nutritiva, é uma opção diferente para diversificar a alimentação na praia.
Cuidados com a conservação dos alimentos
Após escolher o que levar, lembre-se de armazenar os alimentos em uma sacola térmica para garantir que permaneçam bem conservados durante o dia de calor. Não se esqueça de incluir bebidas refrescantes, como água de coco, sucos naturais e geladinhos.
Dica especial: suco de cenoura
O suco de cenoura é uma excelente escolha para ajudar na hidratação e proteção da pele contra os danos solares. Prepare-o em garrafinhas térmicas e leve para a praia, garantindo uma opção saudável e nutritiva ao longo do dia. Com essas opções, é possível aproveitar o melhor da praia sem abrir mão de uma alimentação equilibrada e segura.
Ingrid Santiago Lopes
Nutricionista, pós graduada em saúde da mulher e prevenção e nutrição funcional.
WhatsApp: 99825-4113
Nutricionista Ingrid Lopes
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 27/12/2024 - 10:33