Em novembro, a cor muda, mas a luta pela saúde continua! O azul vem para alertar que 50% dos homens não vão ao urologista para prevenir o câncer de próstata.
A falta de informação, o preconceito e a vergonha são algumas das razões que levam os homens a deixarem de lado procedimentos rápidos, indolores e fundamentais para identificar o câncer de próstata em estágio inicial. Quando a doença é diagnosticada, precocemente, as chances de cura são de 90%.
Dentre os exames, estão: biópsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico. Entre as formas de diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos.
A prevenção salva vidas e cuidar da saúde também é coisa de homem. Vença o preconceito e o medo. Consulte seu médico regularmente.
Reduzindo os fatores de riscos
O que também precisa ser colocada em prática é a mudança da forma como os homens, em geral, se alimentam já que a obesidade é um fator de risco. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de incidência do câncer de próstata.
O histórico familiar positivo para câncer de próstata deve ser mais considerado quando se trata de um parente próximo e, quanto mais afastado o parentesco, menores são as chances de influência da carga genética como fator de risco para a doença.
Outra observação importante nos estudos é que os homens negros, por questões genéticas, são mais propensos a desenvolver este tipo de câncer. Vale lembrar que a maioria dos homens no Brasil são negros ou pardos, o que é mais um motivo para intensificar ainda mais os estudos e as campanhas.
Site: www.saojosehospital.com.br
Instagram: saojosehospital
Telefone: (31) 3769-6964
Endereço: rua Dom Pedro, 340 - São Sebastiao, Conselheiro Lafaiete - MG, 36400-000
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Jornal Correio, no dia 07/11/2024 - 15:56