Foto: Arquivo Jornal CORREIO
Lafaiete ganhou de presente na sexta-feira, dia 25, a sonhada unidade da UPA 24h, uma obra da prefeitura construída com recursos próprios. Seu funcionamento, já a partir do sábado, dia 26, é deveras importante, principalmente diante da precariedade da atual Policlínica Municipal, que funcionou há mais de 40 anos num antigo prédio da avenida Nossa Senhora do Carmo, no Centro. Mais do que celebrar a importante obra, é preciso destacar seu papel na saúde da cidade a partir de agora.
A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi construída num amplo terreno, no bairro Tamareiras, e recebeu o nome de Luiz de Souza Dias, um tradicional médico da cidade. Ela promete ampliar o atendimento de urgência e emergência na cidade, que conta com uma população de aproximadamente 137 mil habitantes. O investimento total foi de R$ 8,6 milhões, segundo a administração municipal, e o prefeito Mário Marcus a classifica como a maior obra de saúde da cidade.
Com capacidade para atender mais de 200 pacientes por dia, a UPA tem como objetivo principal reduzir a sobrecarga das demais unidades de saúde de Lafaiete e das cidades vizinhas. Sua estrutura inclui 44 salas, entre consultórios, áreas de triagem e leitos para observação, além de uma equipe multiprofissional que trabalhará em regime de plantão. São 5 médicos durante o dia e 4 à noite, além de 4 enfermeiros por turno (dia e à noite); 14 técnicos de enfermagem durante o dia e 13 à noite e 2 atendentes administrativos em cada turno.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 04/11/2024 - 09:32