O uso de celulares no ambiente escolar pode estar impactando negativamente a saúde mental dos alunos, segundo uma pesquisa recente conduzida pelo neuroeducador Fernando Lino em parceria com a empresa de soluções educacionais Meira Fernandes. O estudo, realizado em outubro de 2024, envolveu mais de 78,5 mil estudantes em dez estados brasileiros e revelou um aumento de 80% nos problemas de saúde mental associados ao uso de dispositivos móveis nas escolas.
A pesquisa apontou que a necessidade constante de utilizar o celular está diretamente relacionada a um aumento de ansiedade entre os alunos. Além disso, o acesso ilimitado ao aparelho facilita o surgimento de problemas como cyberbullying e exposição de dados pessoais, situações que contribuem para o estresse e o sofrimento psicológico dos jovens.
Regras e Desafios nas Escolas
O levantamento indicou que seis em cada dez escolas afirmam enfrentar dificuldades para garantir que os alunos respeitem as normas de uso dos aparelhos. Para conter esse problema, 70% das instituições planejam adotar medidas mais rígidas nos próximos meses, visando limitar o uso de celulares durante o horário escolar.
Essa iniciativa está alinhada com um projeto de lei aprovado recentemente pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que propõe a proibição do uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis na educação básica de escolas públicas e privadas. A medida busca criar um ambiente mais propício para o aprendizado, reduzindo as distrações e prevenindo os problemas de saúde mental associados ao uso excessivo da tecnologia.
Impactos no Cotidiano Escolar
O uso indiscriminado de celulares nas escolas não apenas distrai os alunos, mas também coloca em risco seu bem-estar. A exposição a redes sociais, por exemplo, intensifica a necessidade de aceitação e pode gerar pressões sociais, levando à baixa autoestima e ao aumento de sintomas como ansiedade e depressão.
De acordo com Fernando Lino, “a presença constante de aparelhos eletrônicos faz com que os jovens estejam continuamente conectados a um mundo virtual, muitas vezes sem supervisão, o que pode ter um impacto direto no desenvolvimento psicológico e nas relações interpessoais”.
Educação e Tecnologia: Um Equilíbrio Necessário
Especialistas defendem que, enquanto a tecnologia é uma ferramenta importante para a educação, é preciso estabelecer limites para seu uso, principalmente no ambiente escolar. A introdução de regras claras sobre o uso de celulares e dispositivos eletrônicos é vista como um passo essencial para proteger a saúde mental dos estudantes e promover um ambiente mais saudável para o aprendizado.
A pesquisa levanta uma reflexão crucial sobre o papel da tecnologia na educação e os cuidados necessários para que seu uso não comprometa o desenvolvimento e o bem-estar dos jovens. Com a possível proibição do uso de celulares nas escolas, espera-se que alunos, professores e pais possam alcançar um novo equilíbrio, valorizando a presença e a interação no ambiente escolar.
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Postado por Nathália Coelho, no dia 03/11/2024 - 16:20