Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 19° Quinta, 21 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,079
Saúde


Sal em excesso pode ser um grande inimigo da saúde

Nutricionista destaca os malefícios do consumo; ideal é usar temperos alternativos



Foto: Divulgação


Segundo Ingrid Lopes, produtos industrializados podem ter altas doses de sal

A tão temida hipertensão arterial, também conhecida como “pressão alta”, tem um vilão: o sódio. Muita gente não sabe, mas essa substância está presente também em vários produtos, especialmente, nos alimentos industrializados, sendo utilizado até mesmo como conservante. Con­su­mir doses excessivas de sódio podem levar a uma série de problemas e vale a pena se inteirar do assunto.
De acordo com a nutricionista Ingrid Santiago Lopes, o Ministério da Saúde recomenda o consumo máximo de sódio de 1,7 grama ao dia, o que equivale a 5 gramas de sal ou uma colher de chá: “isso é suficiente para manter a pressão e o volume sanguíneo dentro dos padrões adequados. Por isso, o ideal é buscar o equilíbrio, substituindo o sal de cozinha por temperos naturais, como cebola e alho, além de salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, cúrcuma, coentro, alecrim, páprica, louro, açafrão ou o sal de ervas. Além de dar um gostinho especial nas receitas, você estará proporcionando ao seu corpo os benefícios dos temperos naturais. Não se pode esquecer também da prática de atividades físicas, importantíssima como forma preventiva”, alerta.
A hipertensão aumenta o risco de doenças graves em diferentes órgãos, por exemplo: no coração (insuficiência cardíaca e infarto), nos rins (insuficiência renal), no cérebro, (AVC), entre outros males: “além de diminuir a ingestão do sal de cozinha, devemos evitar o consumo de temperos prontos, como caldo de carnes, molho “soya”, alimentos embutidos e enlatados, como azeitona, milho em conserva, ervilha em conserva, palmito, salsicha, alimentos fast-food, refrigerantes, sucos de caixinha, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacotinho, entre outros industrializados”, enumera Ingrid, que é pós-graduada em Saúde da Mulher e Prevenção e Nutrição Funcional. Na dúvida, procure um(a) especialista, faça exames regulares e cuide-se!


Ingrid Santiago Lopes
Nutricionista, pós graduada em saúde da mulher e prevenção e nutrição funcional.
WhatsApp: 99825-4113




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 26/10/2024 - 11:17


Comente esta Notícia