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Saúde


Tendências de skincare e TikTok: como a plataforma popularizou o autocuidado

O compartilhamento de rotinas e rituais de autocuidado se tornou um dos nichos mais populares da plataforma nos últimos anos



Créditos: iStock/ Studio4

 

O TikTok é uma das redes sociais mais utilizadas mundialmente. De acordo com estatísticas divulgadas pela própria plataforma, o TikTok possuía mais de 1 bilhão de usuários ativos no ano passado. Por conta de seu formato dinâmico e altamente compartilhável e seu grande número de usuários, a rede social se tornou uma das maiores propulsoras de tendências de comportamento dos últimos tempos.

No TikTok, usuários compartilham suas rotinas, seus hobbies, suas atividades e diversos outros temas cotidianos que unem pessoas do mundo todo. Com o uso de hashtags, criam-se grandes comunidades de pessoas que compartilham os mesmos hábitos e, assim, consomem os mesmos tipos de conteúdo. Uma das maiores comunidades do TikTok é a chamada beautytok, ou TikTok da beleza.

Popularmente conhecido como a rede social da geração Z, o TikTok é responsável por lançar tendências de moda – como a volta de peças usadas nos anos 2000, que dominou o mundo da moda em 2021 e 2022, por exemplo –, de beleza e diversas outras que interagem com os comportamentos valorizados pela nova geração.

Quando o assunto é autocuidado, o TikTok é responsável por promover diversos tipos de rituais que valorizam o tempo de qualidade consigo mesmo e a promoção da saúde mental, física e da pele. A seguir estão algumas das tendências de skincare e beleza mais compartilhadas na rede. Confira!

Skin-minimalismo

Uma das primeiras e principais tendências de cuidado com a pele que viralizaram no TikTok foi o skin-minimalismo, ou seja, a criação de uma rotina minimalista e eficaz, composta apenas por produtos necessários. A ideia nesta tendência é investir em bons produtos, com boas formulações e que entreguem resultados para queixas específicas de cada pele.

Algumas marcas acabaram se tornando características dessa tendência por apostarem em formulações e produtos clássicos e eficientes, como Cerave, Cetaphil, Principia e diversas outras.

Produtos multifuncionais

A tendência dos produtos multifuncionais se popularizou pela sua simplicidade e eficiência em cotidianos corridos. Com o aumento da demanda, diversas marcas começaram a investir em blushes que funcionam também como batom e sombra, hidratantes com ativos que combatem queixas comuns como acne e manchas e outros tipos de produtos que fazem a função de vários em um só.

Proteção solar

Com a crescente preocupação com a saúde no TikTok e na nova geração, a proteção solar não poderia ficar de fora das rotinas de autocuidado que viralizam na plataforma. O protetor solar é considerado o passo mais importante do skincare diário por prevenir o câncer de pele e o aparecimento de manchas e melasmas. Por isso, o uso de produtos de maquiagem que possuem fator de proteção solar vem se tornando cada vez mais popular.

Dessa forma, é possível simplificar a rotina de beleza e cuidados sem deixar de lado a saúde da pele.

 




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Postado por Nathália Coelho, no dia 24/10/2024 - 18:20


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