Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 17° Agora: 19° Quarta, 06 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,677 Euro agora: R$ 6,083
Polícia


Cuidado com o golpe: PM faz alerta sobre transações pelo celular



Foto: Divulgação

 

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto DataSenado aponta que golpes digitais já vitimaram 24% dos brasileiros com mais de 16 anos, nos últimos 12 meses. São mais de 40,85 milhões de pessoas que perderam dinheiro em função de algum crime cibernético, como fraude na internet, invasão de contas bancárias e clonagem de cartão.

Com base nessa realidade preocupante, a Polícia Militar de Minas Gerais lançou, nesse mês de outubro, a campanha “Se deu dúvida, é golpe”. O objetivo é orientar a população sobre golpes financeiros, preparando as pessoas para datas “perigosas”, como Black Friday e Natal. De acordo com a PM, a maior parte dos crimes ocorre através do celular: “os golpistas se beneficiam da situação e a cada dia um novo golpe aparece, sendo necessária muita atenção. Os usuários devem suspeitar de qualquer de qualquer situação incomum”, ressaltou a PM.

Entre as ações fraudulentas, o pix tem sido visado pelos criminosos. Em um dos golpes, comerciantes recebem um comprovante falso, sendo que o autor alega ter feito o pagamento por um produto. Para evitar esse tipo de fraude, deve-se conferir a conta e aguardar a confirmação de pagamento, antes de liberar qualquer mercadoria.

Outro crime que vem se tornando comum é o do “pix errado”: “a vítima recebe um pix e o golpista entra em contato, alegando ter realizado uma transação errada. Ele solicita a devolução do valor e distrai a vítima, que acaba devolvendo um valor superior”, alerta a PM. Nesses e em outros casos, a população deve estar atenta, desconfiando, principalmente de ligações telefônicas e contatos por WhatsApp de pessoas desconhecidas. Na dúvida, acione a polícia.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 26/10/2024 - 09:20


Comente esta Notícia