Foto: Imagens Brasil
Lafaiete é palco das celebrações em honra a Nossa Senhora do Rosário, neste domingo, 20 de outubro. O evento, que acontece pelo terceiro ano consecutivo na Igreja de Santo Antônio, conta com a participação das tradicionais guardas de Congado.
A programação religiosa inicia às 9h com uma missa solene, seguida, às 10h, pela coroação do reinado e renovação dos votos dos fiéis. Às 11h30, está previsto um cortejo simbólico conduzindo a imagem da santa. A festividade se encerra no período da tarde, com a entrega de lembranças às 15h, e o descendimento do mastro, às 16h.
Uma Imagem de História e Resistência
A imagem sacra de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que será homenageada, carrega um profundo valor histórico. Esculpida em madeira maciça por mãos negras no século XVIII, ela representa mais do que um símbolo religioso: é um marco de esperança e resistência de um povo. De acordo com o historiador Luiz Otávio da Silva, a peça transcende sua função devocional, tendo esperado mais de 280 anos por sua coroação. Em outubro de 2022, a Virgem do Rosário foi coroada pela primeira vez em um grande ato de fé, reunindo a Irmandade de Santo Antônio de Queluz, a Banda Dança do Rosário, a Banda de Congado Nossa Senhora Aparecida e o Movimento Negro Frutos da África. "A imagem, esquecida por quase três séculos, encontrou finalmente seu lugar de honra como Rainha. Apesar do longo abandono na Igreja de Santo Antônio, ela nunca deixou de amparar seus filhos", ressalta Luiz Otávio.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 20/10/2024 - 07:51