Créditos: iStock/ FG Trade
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, encontrar novos talentos e, posteriormente, mantê-los engajados pode ser um grande desafio para as empresas. Uma pesquisa realizada pela Zenklub, baseada em respostas de 20 mil trabalhadores, aponta que o bem-estar no ambiente corporativo dos brasileiros está longe do recomendado.
O Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC), desenvolvido pela própria empresa, apontou uma média de apenas 65,4 pontos, inferior ao mínimo de 78 pontos, considerado o ideal para um espaço de trabalho mais saudável e produtivo. Enquanto outro estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, revela que 49%, ou seja, quase um a cada dois entrevistados, expressam insatisfação com as experiências corporativas.
Um aspecto curioso é o contraste entre a alta avaliação dos relacionamentos interpessoais entre colegas e a baixa pontuação atribuída ao reconhecimento profissional. Essa disparidade indica que, apesar de os colaboradores se darem bem com outros funcionários, sentem falta de valorização por parte da empresa, o que pode reduzir a motivação e o engajamento dos trabalhadores. Confira 3 estratégias para motivar os colaboradores da empresa!
Crie um espaço de trabalho autônomo
Para construir um ambiente de trabalho mais positivo e engajador, é fundamental investir em uma cultura de autonomia e feedback. É importante que os colaboradores sintam-se à vontade para compartilhar ideias e opiniões, dessa forma, a tendência é que sejam mais motivados e contribuam ativamente para o crescimento da empresa.
Como destaca Bruno Soares, CEO da Feedz: “ao estabelecer uma troca frequente de feedbacks, os funcionários desenvolvem uma mentalidade focada em avanços e melhorias”. Essa prática, aliada a avaliações de desempenho, estimula o autodesenvolvimento e cria um ambiente propício para a inovação.
Invista em comunicação
De acordo com uma pesquisa da Progic, empresa especializada em comunicação interna, mais da metade das empresas enfrentam dificuldades em manter os colaboradores engajados. A comunicação interna, nesse contexto, vai além da transmissão de informações, funciona como uma estratégia para construir um relacionamento forte com os colaboradores e garantir que eles compreendam os objetivos da organização.
De acordo com Igor Vazzoler, CEO da Progic, a importância da comunicação interna intensificou-se com os modelos híbrido e remoto de trabalho, indispensável para direcionar os funcionários todos os dias. Empresas com uma comunicação interna eficiente apresentaram melhora na retenção de talentos, com um aumento de 42,5% em comparação com empresas que possuem comunicação interna menos efetiva.
Ofereça um bom pacote de benefícios
A saúde financeira dos colaboradores impacta diretamente no desempenho da empresa. Com benefícios que vão além do básico, como soluções de crédito sustentável, plano de saúde e odontológico, vale-alimentação e vale-refeição flexíveis, ações de apoio ao bem-estar físico e mental, organizações podem melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e, consequentemente, aumentar a produtividade e satisfação da equipe.
Um estudo da Paketá, plataforma digital que atua em contratação de empréstimos, revela que a estabilidade financeira dos trabalhadores está diretamente ligada à redução do absenteísmo e ao aumento da eficiência: “Quando a empresa se preocupa com o bem-estar financeiro do colaborador, todos saem ganhando”, destaca Fabian Valverde, CEO da Paketá.
Qual é o papel do RH em engajar colaboradores?
O departamento de Recursos Humanos desempenha algumas funções consideradas muito importantes nas organizações modernas, age como catalisador do sucesso da empresa. Dedica-se à gestão de pessoas, no entanto, não apenas administra processos como recrutamento, seleção e folha de pagamento, mas também cultiva um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sentem valorizados e engajados.
Essa área estratégica está em constante evolução, acompanhando as transformações do mercado e as novas demandas dos profissionais. Para manter os funcionários motivados, é necessário compreender a fundo as necessidades e expectativas de todos. Inclusive, hoje, já existem diversos softwares de RH, para garantir que o time possa otimizar esses processos e reduzir questões burocráticas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 30/09/2024 - 17:20