Tempo em Lafaiete: Hoje: 33° - 17° Agora: 19° Quinta, 03 de Outubro de 2024 Dólar agora: R$ 5,442 Euro agora: R$ 5,979
Comunidade


Minas Gerais se aproxima da marca de 1 milhão de empregos com carteira assinada



Foto: Armando Jr. / Sedese

 

Minas Gerais avança, transformando a vida das pessoas com programas de governo que preparam a população para o mercado de trabalho. Com a qualificação da mão de obra, o estado já gerou mais de 924 mil empregos desde 2019 e caminha para alcançar a meta de 1 milhão de postos formais criados até 2026.

Os últimos números oficiais do mercado de trabalho mostram que o estado gerou mais de 188 mil novos empregos com carteira assinada apenas em 2024. No mês de agosto, 14.356 pessoas conseguiram um emprego, o que demonstra que o mercado de trabalho mineiro é um dos mais fortes do Brasil e cria oportunidades para quem mais precisa.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca que a geração de empregos é resultado do empenho do Governo de Minas para criar um estado mais atrativo para investimentos. “Isso traz oportunidades para as empresas e para a nossa população. Esse é um compromisso que temos: criar as condições necessárias para que Minas avance e transforme a vida das pessoas”, afirma Alê Portela.

Esse é o caso de Gabriele Rodrigues, de 30 anos, que conseguiu uma vaga de auxiliar administrativo. Depois de cinco meses desempregada, ela comemora a contratação. “Saí do meu último emprego em fevereiro. Então, foi importante conseguir essa vaga e voltar ao mercado”, conta a jovem, contratada por uma empresa de consultoria financeira em agosto.

Os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (27/9), indicam que Minas atingiu, em agosto, uma sequência positiva de oito meses consecutivos de geração de postos de trabalho, impulsionada por setores como o de Serviços, que contratou 10.250 trabalhadores.

O expressivo resultado alcançado por Minas no último mês também foi impulsionado por outros setores que registraram abertura de postos de trabalho, como a Indústria (6.689), o Comércio (4.330) e a Construção (413). Apesar do setor de Agropecuária ter registrado o fechamento de postos em agosto (-7.322), nos resultados parciais de 2024, todos os grandes setores apresentaram saldo positivo (com destaque para o setor de Serviços, responsável pela geração de 90.468 novos postos). Isso indica que o mercado mineiro é diversificado e cria oportunidades em diversos setores.

De janeiro a julho, Minas acumula 4,95 milhões de pessoas empregadas com carteira assinada. Assim, o estado segue com o segundo maior estoque de empregos do país, atrás apenas de São Paulo. O estoque representa a quantidade de pessoas empregadas com carteira assinada, tanto no setor público quanto no privado.

Fonte: Agência Minas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 30/09/2024 - 09:30


Comente esta Notícia