Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 19° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,804 Euro agora: R$ 6,042
Comunidade


Contra a depressão, Francisco canta músicas pelas ruas de Lafaiete

Desbravador do mundo está na cidade há três anos: “cantar me ajuda a enfrentar os problemas da vida”



Foto: Rafaela Melo


Francisco se apresenta nas ruas, utilizando uma caixinha de som e um microfone

 

 

“A música é remédio para a alma”. Essa frase virou realidade na vida de Fran­cisco Basílio Malta, de 69 anos. Cantando pelas ruas de Lafaiete, ele vem chamando a atenção de muita gente. Em conversa com nossa Reportagem, Fran­cisco re­velou que a música o ajuda a enfrentar a síndrome do pânico e a depressão. Nascido em Santa Bárbara de Tugúrio, o “cantante” veio para Lafaiete há apenas três anos, com a intenção de ficar perto de seu filho, buscando companhia e suporte na velhice.

Segundo Francisco, sua infância foi marcada pela dificuldade. Com apenas quatro anos, ele e sua mãe, então viúva, foram acolhidos pela família Bianchette, em Alfredo Vasconcelos. A ajuda recebida permitiu que Francisco crescesse em um ambiente acolhedor, até que, aos 20 anos, decidiu desbravar o mundo, aventurando-se em São Paulo. De lá para cá, foram diversas ocupações, de caminhoneiro a piloto de embarcação, roceiro, boiadeiro e até trabalhos em circos. 

Já mais velho, e enfrentando uma depressão, Francisco encontrou alento na música: “Cantar sempre foi minha paixão. Mesmo com um pânico severo, que enfrento desde a infância, encontro na música uma forma de terapia e uma maneira de alegrar os outros. Sempre gostei de cantar e, ao longo da minha vida, sempre cantei em meio a outras atividades”, contou. Em Lafaiete, Francisco decidiu soltar a voz há cerca de dois anos: “comecei a me apresentar nas ruas, utilizando uma caixinha de som e um microfone”.

A iniciativa de Francisco surpreende muita gente e vem atraindo admiradores. Aplausos, audições atentas e conversas marcam seu dia a dia: “de vez em quando, há pedidos para diminuir o volume, mas a maioria das pessoas apoia e me acolhe com carinho”, ressalta. 

Francisco afirma que a música vem sendo seu grande remédio contra a depressão: “É preciso lutar contra esse problema. Não se isole; procure sair de casa, ouvir música, conversar com alguém. A música é um remédio excelente para a alma. Não deixe de fazer o tratamento, mas também busque atividades que tragam alegria”, aconselhou. Feliz com sua estada em Lafaiete, Fran­cisco expressou sua gratidão à população, e também à família Bianchette, que o ajudou na infância: “aceitação e apoio são fundamentais na vida”, resumiu.

Acompanhe o vídeo do senhor Francisco com suas músicas no Instagram do Jornal CORREIO (@jcorreiodacidade) no sábado, dia 21.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 29/09/2024 - 17:57


Comente esta Notícia