Foto: Rafaela Melo
Neuza Mapa (Solidariedade) foi a quinta entrevistada no Ciclo de Debates promovido pelo Sindcomércio, Jornal CORREIO e Rádio Estrada Real, que visa apresentar aos candidatos do Conselheiro Lafaiete os candidatos à prefeitura. A entrevista, transmitida na manhã de hoje (23/09), está disponível, na íntegra, no nosso canal no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/@jornalcorreiodacidade8113
Transparência e participação popular - Neuza Mapa enfatizou a importância de ampliar a comunicação entre a prefeitura e a população, propondo encontros frequentes com associações de bairro para ouvir as demandas dos moradores. “As decisões precisam ser tomadas em conjunto com a população”, afirmou. A candidatura defendeu a criação de mecanismos de participação popular para garantir mais transparência nas decisões e na gestão do orçamento público.
Infraestrutura e educação - Ao ser questionada sobre a falta de manutenção nas escolas públicas, Neuza reforçou a necessidade de priorizar reformas e melhorias nas unidades já existentes antes de realizar novas construções. “Temos várias escolas que precisam de reformas. Construir uma nova escola sem atender o que já está em funcionamento é irresponsabilidade”, criticou. Segundo a candidatura, é essencial ouvir a comunidade antes de grandes obras e trabalhar com os recursos disponíveis de forma eficiente.
Economia e empreendedorismo - Sobre o comércio local, Neuza destacou os impactos da pandemia na economia da cidade e afirmou que Lafaiete está estagnada. Para ela, é necessário atrair novos empreendimentos para gerar empregos e fortalecer o comércio. “Precisamos trazer grandes empreendimentos, como um shopping, para gerar mais empregos e movimentar a economia”, declarou. A candidatura também criticou a concentração de poder em um pequeno grupo, que, segundo ela, impede o desenvolvimento da cidade.
Mobilidade urbana e transporte público - Neuza participou de sua experiência como motorista de aplicativo para ilustrar as dificuldades de mobilidade urbana em Lafaiete. Segundo ela, há falta de planejamento e sinalização adequada no que diz respeito ao trânsito e à segurança dos pedestres. Para melhorar a situação, propôs a construção de um anel rodoviário para desviar o tráfego de caminhões pesados e solicitar o apoio de deputados para viabilizar a obra
No campo do transporte público, Neuza criticou a falta de compromisso das empresas contratadas e prometeu uma fiscalização mais rigorosa para garantir que os serviços sejam prestados de forma adequada. “Se as empresas não conseguirem atender, vamos permitir que outras entrem”, disse, indicando uma abertura de mercado para novas discussões de serviços, caso as melhorias não sejam cumpridas
Educação infantil e creches - A candidatura afirmou que o maior pedido que recebe da população é em relação à falta de vagas em creches. Neuza projetou a criação de novos espaços e a adaptação de escolas já existentes para atender a essa demanda. Ela planeja planejar o horário de funcionamento das creches, das 7h às 20h, em três turnos, para atender mães que trabalham e precisam de mais
População de rua e saúde pública - Ao falar sobre a população de rua, Neuza apresentou a complexidade do problema e defendeu o oferecimento de suporte psicológico, a reintegração dessas pessoas às suas famílias e ajuda para que possam se recolocar no mercado de trabalho. No campo da saúde, a candidata criticou a precariedade do sistema municipal e defendeu a ampliação do atendimento, especialmente para idosos e pessoas com transtornos mentais.
Usina de asfalto e pavimentação - Neuza criticou a gestão atual por não utilizar uma usina de asfalto da cidade, que, segundo ela, foi um investimento significativo, mas está subaproveitada. “O prefeito prefere contratar empresas de fora, mesmo tendo uma usina aqui. Não vejo motivo para isso”, declarou. Ela defendeu a reativação da usina, a contratação de funcionários locais e o uso da infraestrutura para resolver os problemas de pavimentação de Lafaiete. “Vamos asfaltar ruas que constam como asfaltadas, mas não são, e atender a todas as vias que realmente precisam”.
Ao final da entrevista, Neuza Mapa agradeceu a oportunidade de participar do Ciclo de Debates e reafirmou sua disposição em transformar Conselheiro Lafaiete. “Estudei política e estou preparado para governar com respeito, ouvindo as necessidades das pessoas. Estou pronto para mudar a conduta da gestão e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, finaliza.
Confira a programação:
17/09 – Leandro Chagas (PRD)
18/09 – Dr. Marco Antônio (Republicanos)
19/09 – Marcos D Paula (PMB)
20/09 – Dr. Júlio Barros (REDE)
23/09 – Neuza Mapa (Solidariedade)
24/09 – Dr. Giuseppe Laporte (PODE)
26/09 – André Menezes (PSDB)
27/09 – Zilda Helena (PT)
Links das entrevistas:
ENTREVISTA LEANDRO CHAGAS (PRD) - 17/09/2024
https://youtube.com/live/YgVMfLQDXVw
ENTREVISTA DR. MARCO ANTÔNIO (REPUBLICANOS) - 18/09/2024
https://youtube.com/live/vmq9mJ3ggTY
ENTREVISTA MARCOS D´PAULA (PMB) - 19/09/2024
https://youtube.com/live/4IStbWYpvoo
ENTREVISTA DR.JÚLIO BARROS (REDE) 20/09/2024
https://www.youtube.com/live/hQldnvvrDAI?feature=shared
ENTREVISTA NEUZA MAPA (SOLIDARIDADE) 23/09/2024
https://www.youtube.com/live/2j8KnhKr95c?si=jKrvoEq7VjX_jO81
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 23/09/2024 - 11:07