Foto: Arquivo Jornal CORREIO
O Festival Gastronômico Receitas de Família promete ser uma excelente opção de lazer, neste fim de semana. O evento vai acontecer na principal praça de Entre Rios de Minas, reunindo boa comida e muita cultura. Nesta edição, 10 cozinheiras e cozinheiros locais foram selecionados para apresentar suas "receitas de família", que trazem, além de sabor, muito afeto, tradição e lembranças de tempos felizes em torno da mesa. Após uma série de preparativos, que incluíram a criação de uma revista com as histórias das receitas e até capacitações com uma professora de gastronomia, os participantes prometem agradar estômagos e corações, na praça Senador Ribeiro, no centro da cidade.
Além de degustar os pratos, o público vai ajudar a eleger o grande destaque do festival. Haverá uma votação popular, paralela à avaliação de jurados técnicos. O prato vencedor será conhecido no domingo, dia 15, às 16h. A “Receita de Família 2024” será premiada, além da melhor história e decoração de barraca: “esse festival é mais do que uma competição culinária. É uma celebração comunitária, que transcende o ato de cozinhar. É como um grande almoço de domingo na casa da avó, onde a comida, o riso e as memórias se misturam. É um dia em que todos se tornam uma grande e colaborativa família”, explica o jornalista Marcelo Batista, jurado da primeira edição do evento.
Desde 2023, o Festival Gastronômico Receitas de Família ostenta o título de patrimônio imaterial de Entre Rios de Minas, reforçando sua importância para a preservação da cultura e gastronomia locais. Além das barracas para degustação, a programação inclui oficinas culinárias, rodas de conversa e atividades culturais no Centro Cultural João Ribeiro. Crianças também têm seu espaço, com oficinas especialmente voltadas para elas. A programação musical inclui as tradicionais violas mineiras, pelas mãos de artistas como Rogério de Castro e Rosélio Araújo, além da participação especial da Bartucada, que completa 52 anos de história, e da banda de reggae e pop rock Agregados.
No sábado, dia 14, o auditório municipal receberá uma palestra sobre a viola caipira, além da exibição do mini-doc "Artesão dos Sons", que conta a história do luthier Sebastião Azevedo, de Entre Rios de Minas, e do lançamento do livro "Viola de Queluz", de Walter Salgado. E para deixar o público com água na boca, os organizadores do evento adiantam o cardápio, com os 10 pratos deste ano: Gostinho de Infância, Bolinho Caipira, Carne de Lata com Mandioca, Picadinho de Língua, Feijão Tropeiro, Pastel de Angú, Galinhada, Croquete de Leitão e Coxinha de Frango com Molho Bechamelaço. Para mais informações e inscrições antecipadas, basta entrar em contato: (31) 98623-6616 ou pelo Instagram @secult.erm.
Confira a programação:
Dia 14/9 (sábado)
11h: Violeiros de Queluz e Rogério de Castro
13h: Orquestra Violeiros Arpejo e Rosélio Araújo
16h: Banda Agregados
17h: apresentação do minidocumentário “Artesão dos Sons” e palestra "Viola Caipira", com Rogério de Castro e Rosélio Araújo
18h: lançamento do livro "Viola de Queluz" de Walter Salgado
20h: Bartucada
22h: DJ Adriano Oliveira
Dia 15/9 (domingo)
10h: oficina culinária para crianças com a chef Laís Matias.
Inscrições: antecipadas no WhatsApp (31) 98623-6616
11h: apresentação dos violeiros Scheneider Azevedo, Laura Barile, Emerson Fonseca, Araguaia, Renato Ferreira, Rogério de Castro, Vinícius Correia, Jessica Soares, Larissa da Viola, Igor Violeiro e Tuca Boelsums individual e em conjunto;
16h: Resultado do Festival
17h: show de MagoZen
19h: DJ Adriano Oliveira
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 14/09/2024 - 13:20