arquivo jornal CORREIO
O Brasil está prestes a enfrentar uma intensa onda de calor nos próximos dias, mas uma última frente fria está a caminho antes do término do inverno. De acordo com meteorologistas do Climatempo, essa frente fria deve começar a avançar pelo país a partir do dia 19 de setembro, poucos dias antes do inverno se despedir oficialmente no dia 22, dando lugar à primavera.
Até a chegada dessa frente fria, a previsão do tempo indica que a maior parte do Brasil enfrentará dias de calor extremo, acompanhados por índices de umidade do ar perigosamente baixos, semelhantes aos registrados em regiões desérticas. Essa combinação agrava ainda mais a situação das queimadas, especialmente nas áreas do Brasil Central.
A onda de calor prevista para setembro pode superar as duas anteriores, ocorridas em março/abril e em maio, tanto em duração quanto em intensidade. Meteorologistas alertam que as temperaturas podem ultrapassar os limites em várias cidades, especialmente no interior do país, causando preocupações adicionais para a saúde pública e o meio ambiente.
**Causas do Calor Intenso**
O motivo por trás desse calor extremo é o estabelecimento de uma nova massa de ar quente e seco sobre o Brasil, prevista para se intensificar a partir da primeira semana de setembro. Já na segunda-feira, novas altas de temperatura são esperadas.
Ondas de calor durante esta época do ano, especialmente em setembro, são comuns em grande parte do Brasil, principalmente no Brasil Central e Centro-Oeste. No entanto, nos últimos anos, essas ondas de calor têm se tornado cada vez mais intensas, precoces e prolongadas, conforme ressaltam os especialistas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 03/09/2024 - 07:20