Foto: Divulgação
Cornélio, João dos Santos e o piloteiro Antônio durante pescaria de trairões no rio Bala, em julho, no estado do Pará
P. de Souza
Repórter e pescador inveterado
Os pescadores Cornélio Antônio, o Neném, de São Brás, e João dos Santos, de Lafaiete, participaram de uma aventura épica no início de julho. Eles foram pescar no rio Bala, afluente do Xingu, na região de São Félix do Xingu, já no estado do Pará. O objetivo da dupla era capturar os famosos trairões do rio Bala, conhecidos pelo puxado forte e pela briga bruta na hora da pescaria.
A aventura teve início no dia 8 de julho, quando os anzoleiros partiram de São Brás do Suaçuí e fizeram a primeira parada em Monte Alegre de Goiás para pernoitar. No dia seguinte, a viagem seguiu firme até São Felix, num trajeto de quase 2.250 km, onde Cornélio e João se hospedaram. No terceiro dia, pela manhã, os dois atravessaram o Xingu de balsa e rumaram para o rio Bala, numa estrada de terra de quase 250 km. A chegada foi no início da noite.
Depois de permanecer três dias na fazenda de um amigo da região, os pescadores destinaram dois dias para a pesca, que foi farta em trairões, pintados, mandubés, traíras e toda sorte de piranhas. A volta foi feita pelo mesmo trajeto, porém em apenas dois dias. A chegada em São Brás aconteceu na madrugada do dia 17 de julho.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 25/08/2024 - 16:20