Foto: divulgação/Cemig
O lago de Três Marias é usado para gerar energia, pesca esportiva e esportes náuticos
O lago de Três Marias, que fica na região central de Minas, atingiu nesta quarta-feira, dia 10 de julho, 62 % de seu volume útil. O pico do período de estiagem é outubro, quando a seca estrema se acentua e impacta diretamente no nível da represa, responsável por manter a vazão do médio rio São Francisco. No ano passado, por exemplo, o volume útil estava bem mais alto por conta das generosas chuvas do início de 2023. Como choveu pouco este ano, a expectativa é que o nível da represa, que tem importância econômica para toda a região, inclusive na pesca esportiva e no turismo, caia bastante.
Sobre Três Marias
Construída na cidade de mesmo nome, a usina de Três Marias está instalada no rio São Francisco e é o primeiro grande empreendimento hidráulico de múltiplas finalidades realizado no Brasil, além de ter sido a primeira obra de grande porte da Cemig, que mobilizou mais de 10 mil trabalhadores.
Para as obras da barragem, pessoas de vários estados brasileiros se assentaram em Três Marias e fizeram morada. Os acampamentos antigos dos trabalhadores se tornaram bairros que ainda trazem resquícios culturais da época e de lugares diferentes do país.
As obras começaram em 1957, mas a operação só começou em 1962. A usina conta com 6 unidades geradoras, e seu reservatório tem 1.054,6 km² de área.
P. de Souza
Repórter e pescador inveterado
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 28/07/2024 - 09:21