Foto: Arquivo Jornal CORREIO
Em atenção ao ofício enviado pelo Jornal CORREIO solicitando posicionamento sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na quinta-feira, dia 27, de reverter a suspensão das atividades educacionais relacionadas ao livro "O Menino Marrom", a Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete esclarece que: "o livro "Menino Marrom" continua e continuará sendo utilizado nas escolas da rede municipal, conforme o plano pedagógico estabelecido pelos professores e equipes pedagógicas. As atividades em sala de aula com o livro foram suspensas temporariamente em 18/06, não por censura ou intenção de exclusão, mas para que a equipe pedagógica da Semed pudesse reunir-se e planejar ações em resposta a diversas solicitações e questionamentos de pais, autoridades e comunidade.
Essas ações foram planejadas em reunião realizada na manhã do dia 20/06 e já no dia 21/06, os diretores e analistas educacionais foram orientados a retomar as atividades normais com o livro. Portanto, não há nada a responder sobre questionamentos relacionados ao "cancelamento da suspensão". O livro vem sendo utilizado, inclusive nas Rodas de Conversa promovidas nas escolas entre os dias 25/06 e 01/07. Os exemplares nunca foram recolhidos, permanecendo com os alunos. Consideramos a obra de Ziraldo fundamental para a educação dos jovens, abordando temas essenciais como diversidade, preconceito, aceitação e amizade, cruciais para a formação cidadã e o desenvolvimento de valores humanos. O ambiente escolar deve ser um espaço de acolhimento, respeito às diferenças e diálogo, e todas as ações da Secretaria se baseiam nesses princípios. A distribuição do livro "Menino Marrom" ocorreu em 2023, como parte do Projeto Leituralizando, que contemplou alunos da creche ao ensino fundamental. Não há previsão de um novo kit este ano.
Repudiamos veementemente as manifestações infundadas que apontam censura, reiterando que nunca houve qualquer ação nesse sentido. As notas oficiais dos dias 19/06 e 20/06 comprovam que a ação sempre foi comunicada como temporária.A Secretaria reitera sua total confiança nos profissionais da Rede Municipal de Ensino, respeitando a liberdade de cátedra de cada um e parabeniza-os pelo brilhante trabalho pedagógico, refletido nos altos índices alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, demonstrando sua competência e seriedade.Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, o respeito e, acima de tudo, com a verdade em todas as nossas ações".
Leia também
Secretaria de Educação de Lafaiete reverte suspensão de "O Menino Marrom" e anuncia novas medidas
O Menino Marrom: após polêmica, justiça determina volta do livro em escolas de Lafaiete
Secretaria de Educação de Lafaiete reverte suspensão de "O Menino Marrom" e anuncia novas medidas
Após polêmica, prefeitura de Lafaiete suspende uso pedagógico de livro de Ziraldo
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 28/06/2024 - 14:50