Fotos: divulgação
Dentro do calendário da saúde, a data de 26 de junho é dedicada à conscientização sobre o Diabetes, uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta, da produção insuficiente e/ou incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos no organismo.
A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose, sendo que a falta ou deficiência na produção desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, levando ao diabetes. A principal característica e ponto de partida do diabetes se dá por elevadas taxas de glicose (açúcar) no sangue levando à hiperglicemia (taxas elevadas de açúcar) de forma permanente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de preveni-la é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas.
O diagnóstico precoce é um dos grandes desafios do enfrentamento do diabetes, já que, em alguns casos, essa síndrome metabólica não apresenta sinais aparentes. Quando existe a apresentação de sintomas, eles, geralmente, incluem urinar excessivamente, sentir muita sede e ficar com a boca seca, ter aumento de apetite e perda de peso, além de cansaço, falta de energia, falta de concentração, desinteresse, visão embaçada e infecções frequentes.
Um simples exame de sangue é capaz de verificar se há alguma alteração na taxa de glicemia. Com o apontamento dessa alteração, o médico pode solicitar outros exames mais aprofundados, como o teste oral de tolerância à glicose, conhecido como curva glicêmica. Para os pacientes diabéticos, duas abordagens são fundamentais para avaliar o controle glicêmico: dosagem da Hemoglobina glicada (A1c) e o automonitoramento da glicemia capilar (AMGC).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a prevenção de complicações inclui a educação sobre o assunto tanto de pacientes como de seus cuidadores e até mesmo de equipes médicas, além de exames anuais para identificar indivíduos em risco de ulceração, cuidados com os pés e uso de calçados apropriados.
Site: www.saojosehospital.com.br
Instagram: saojosehospital
Telefone: (31) 3769-6964
Endereço: rua Dom Pedro, 340 - São Sebastiao, Conselheiro Lafaiete - MG, 36400-000
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Jornal Correio, no dia 25/06/2024 - 16:20